Justiça

Justiça decide manter preso homem flagrado espancando cachorro em Maceió

Crime foi registrado no bairro de Bebedouro; animal está internado

Por 7Segundos 08/10/2020 09h09 - Atualizado em 08/10/2020 10h10
Justiça decide manter preso homem flagrado espancando cachorro em Maceió
Homem flagrado espancando cachorro - Foto: Reprodução/Vídeo

A Justiça decidiu manter preso o homem que foi flagrado espancando o próprio cachorro a pauladas, no bairro de Bebedouro, em Maceió. A prisão em flagrante foi convertida em preventiva nessa quarta-feira (07). Na decisão, o juiz Josemir Pereira de Souza, da 4ª Vara Criminal, ressaltou a frieza e crueldade do autor do crime, que "sem qualquer sinal de arrependimento", desferiu pauladas com o objetivo de "adiantar a morte do animal".

O caso de maus-tratos e crueldade contra o cachorro chegou através de uma denúncia ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). Por meio de um vídeo, foi constatado que um senhor estaria agredindo um cão em um imóvel localizado na Rua 15 de Setembro. Nas imagens, a equipe conseguiu identificar a placa de um veículo que estava no local, em seguida, após uma consulta, obteve o endereço do suspeito.

Com o apoio da Comissão de Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB/AL), os policiais prontamente seguiram em direção ao imóvel citado. Durante o deslocamento, a equipe deparou-se com  populares que relataram que o animal havia sido jogado em um container de entulho. O cão estava bastante debilitado, com um dos olhos esbugalhado,  ensanguentado, com uma fratura exposta na cabeça e sem conseguir se levantar.

"O agressor está preso pelo espancamento, por crime de maus tratos ao cão. O filho do agressor está se recusando a pagar as despesas na clínica por todos os danos ocasionados ao animal, mesmo sendo de sua responsabilidade arcar com tudo para salvar a vida do mesmo. As pauladas o fizeram perder um olho, comprometer a visão do outro, traumatismo, edemas, cortes", afirmou Rosana Jambo, presidente da Comissão de Bem Estar Animal da OAB/AL.

Essa é a segunda prisão registrada em Alagoas após a sanção da lei de maus-tratos contra animais, pelo presidente Bolsonaro. No primeiro caso, um cachorro da raça Rottweiler, que foi resgatado com sinais de maus-tratos em uma residência no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, morreu na segunda-feira (05). O responsável pelo imóvel de onde o cachorro foi resgatado foi preso em flagrante, mas solto no domingo (04), após audiência de custódia.