Eleições

[Vídeo] Candidata presta queixa contra apoiadores de Palmery após perseguição

Lucila Toledo foi perseguida e intimidada por um grupo de motocicletas

19/10/2020 11h11
[Vídeo] Candidata presta queixa contra apoiadores de Palmery após perseguição
Candidata prestou queixa na PF - Foto: Cortesia

A coligação “Cajueiro Bem Cuidada” (Podemos/Pros) prestou um boletim de ocorrência na delegacia do município e na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Maceió, após a candidata à Prefeitura, Lucila Toledo, e alguns apoiadores serem perseguidos e intimidados por um grupo de homens em motocicletas na noite da última quinta-feira (15).

A defesa da candidata ainda está avaliando a apresentação de uma notícia crime junto ao Ministério Público Eleitoral e sobre um pedido de segurança individualizada para ela e uma candidata a vereadora, uma vez que elas se sentiram ameaçada pelos homens.

Segundo a candidata, ela e o grupo de apoiadores estavam realizando uma série de visitas para apresentar propostas a eleitores quando começaram a ser seguidos pelos motociclistas. “Eles buzinavam e aceleravam os veículos para tentar atrapalhar a campanha”, diz Lucila.

Em um dos vídeos é possível ver que, mesmo sendo filmados e com o aviso de que a polícia seria chamada para garantir a realização do ato democrático, os homens debocham e dizem não terem medo.

A reportagem conseguiu identificar um desses homens. Trata-se de Sallys Afonso da Silva, assessor para assuntos estratégicos, um cargo comissionado da Prefeitura. Nas redes sociais, Sallys aparece em várias fotos como apoiador a reeleição de Palmery.

Outros dois vídeos mostram que a população faz questão de mostrar apoio à candidatura de Lucila e não se deixa intimidar pelo grupo. No último vídeo umas das motocicletas foge do local após uma viatura da PM chegar ao local.


As imagens mostram ainda que nenhum dos motociclistas que buscavam intimidar a campanha de Lucila usava capacete, o que contraria a Resolução 453/2013 do Conselho Nacional de Trânsito.

“É obrigatório, para circular nas vias públicas, o uso de capacete motociclístico pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior”, diz o artigo primeiro da resolução.