Polícia

Senador Fernando Collor é alvo de operação da Polícia Federal

Operação 5ª Ato foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (21)

Por 7Segundos, com CNN 21/10/2020 08h08 - Atualizado em 21/10/2020 08h08
Senador Fernando Collor é alvo de operação da Polícia Federal
Fernando Collor - Foto: Alan Marques/Folhapress

O senador alagoano Fernando Collor de Mello (PRN), ex-presidente da República, é alvo de uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta quarta-feira (21). Por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados, além do bloqueio de valores financeiros.

A ação nomeada '5ª Ato' tem como objetivo desvendar um esquema criminoso ocorrido entre os anos 2014 e 2015, envolvendo o pagamento de propina para fins de intervenção no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), visando a liberação da licença ambiental do Porto Pontal Paraná.

A investigação é um desdobramento da Operação Politeia, deflagrada pela PF em 2015. Na época, foi identificado que bens de luxo pertencentes a um parlamentar federal teriam sido pagos com a utilização de recursos decorrentes de vantagens indevidas recebidas de empresários que tinham interesse na atuação política do senador Collor junto a órgãos federais, no caso, o Ibama. 

Aproximadamente 50 policiais federais estão participando das ações em Curitiba (PR), Pontal do Paraná (PR), Gaspar (SC) e em São Paulo (SP).