Eleições

Lenilda Luna fala em auditoria nas empresas de ônibus em sabatina no Na Mira da Notícia

Confira os principais pontos levantados pela candidata da UP

Por 7Segundos 21/10/2020 19h07 - Atualizado em 21/10/2020 19h07
Lenilda Luna fala em auditoria nas empresas de ônibus em sabatina no Na Mira da Notícia
Lenilda Luna entrevista no Na Mira da Notícia - Foto: 7segundos

Liderando a esquerda na disputa à Prefeitura de Maceió, Lenilda Luna (UP), foi a sabatina na noite desta quarta-feira (21) no Programa Na Mira da Notícia com os jornalistas do Portal 7Segundos.

A candidata iniciou falando do destaque nas pesquisas, sendo a primeira eleição do seu partido que tem menos de um ano. “Apesar de não termos estrutura consolidada, temos uma militância orgânica de pessoas ligadas ao povo, luta pela moradia, das mulheres por direitos, estudantil e do trabalhador. Acredito que se tivéssemos mais lugar o guia eleitoral, os números poderiam ser maiores”.

Quando questionada sobre a melhoria na mobilidade da cidade, a candidata que construir vias não é a única opção. “Temos que oferecer alternativas de locomoção, como ciclovias, manter a faixa azul e fiscalizar as atuais empresas”.

Uma das suas propostas é o Passe Livre, e ela comentou como tirar verba para isso. “Através do Fundo Municipal de Transporte e do INSS que as empresas não pagam e que já chega a R$ 26 milhões de débito. Se cobra muito do trabalhador, mas não de que se deve, as empresas”.

Sobre a situação dos bairros atingidos pela mineração da Braskem, a candidata falou na criação de um Gabinete de Gerenciamento de Crise. “Precisamos estar do lado dos moradores e fiscalizar o pagamento das indenizações, dos serviços que a empresa deve fornecer, além de cobrar a sua responsabilidade. Durante anos estávamos com essa bomba relógio debaixo dos nossos pés”.

Lenilda também falou sobre como a cidade deve ser comanda nos pós-pandemia. “A Covid nos deixou uma lição. Precisamos fortalecer o SUS, trazer o controle social para perto e fiscalizar os recursos. Além disso, gerar estrutura para os pequenos empreendedores de bairros e cooperativas, gerando emprego de forma de direta”.

Caso seja eleita, nos primeiros meses de mandato, a candidata terá como prioridade ouvir os maceioenses. “Reorganizar a Prefeitura e os conselhos de bairros e municipais, fortalecendo as lideranças das comunidades”.