Sindjus/AL realiza ato contra a reforma administrativa nesta quarta (28)
Ato acontece em frente ao prédio sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)
O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas (Sindjus/AL) realizará um ato público em defesa dos serviços públicos, contra a reforma administrativa e contra as privatizações nesta quarta-feira (28), às 14 horas, em frente ao prédio sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Em homenagem ao Dia do Servidor Público, nesta quarta-feira (28), o Sindjus/AL busca, com a mobilização, mostrar à sociedade a importância dos serviços públicos e dos servidores públicos pela garantia dos direitos sociais e serviços essenciais como Saúde, Educação e Justiça.
Com a reforma administrativa, PEC 32/2020, as políticas sociais do Estado serão desmontadas. O governo deixa de oferecer os serviços essenciais, como saúde e educação, para entrega-los à iniciativa privada, além de ampliar as privatizações, retirar direitos do funcionalismo público, aumentar a precarização do trabalho e dos serviços públicos, abrindo espaço para terceirização.
Com a PEC, o presidente da República terá autonomia para extinguir cargos e órgãos da administração indireta, como Universidades e Ifs, INSS, Órgãos Reguladores, DNIT, Ibama, Fiocruz, INPE, Funasa, dentre outros órgãos importantes para a sociedade.
A reforma administrativa também acaba com a estabilidade dos servidores, podendo impedir denúncias e ações contra desvios orçamentários, corrupção e as famosas ‘rachadinhas’.
A proposta propõe o fim do Regime Jurídico Único e do concurso público, acabando com o plano de carreira para os atuais servidores, possibilitando a redução de jornada e da remuneração.
O coordenador Jurídico do Sindjus/AL, Paulo Falcão, também ressalta a mobilização contra a PEC Emergencial, PEC 186/2019, que prevê a redução da jornada e corte de até 25% nos salários dos servidores, suspensão de promoção e proibição de concursos. O governo já havia aprovado a Lei Complementar 173/2020 que suspendeu reajuste salarial dos servidores públicos e despesa de pessoal por 18 meses, prejudicando as categorias do funcionalismo público.
A mobilização contra a reforma Administrativa é nacional e faz parte do calendário de luta aprovado pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário e Ministério Público da União (Fenajufe), pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pela CSP-Conlutas.
Para realização do ato público, o Sindjus/AL, em respeito às medidas sanitárias na pandemia do novo coronavírus, disponibilizará de álcool em gel e orienta os servidores e participantes quanto ao uso de máscaras.
Últimas notícias
Paulo Dantas anuncia construção do matadouro de União dos Palmares
Polícia descarta latrocínio em caso de idosa morta em casa invadida em Arapiraca
Alfredo Gaspar lidera pesquisa ao Senado, segundo nova pesquisa
Inscrições para intercâmbio na Inglaterra terminam neste sábado
Polícia procura trio flagrado fazendo sexo na traseira de tuk-tuk em paraíso turístico na Tailândia
Tumor abdominal de 35 kg impede homem de urinar e choca médicos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
