Dia de Finados: Prefeitura atua para coibir trabalho infantil em cemitérios
Prática é muito comum neste período do ano

A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) deu início, nessa sexta-feira (30), às visitas aos cemitérios de Maceió com o objetivo de conscientizar sobre os riscos do trabalho infantil. A ação faz parte de um trabalho em conjunto com diversos órgãos municipais e de defesa dos direitos da criança e do adolescente, no intuito de coibir esta prática nos cemitérios da capital no Dia de Finados.
Foram visitados os cemitérios públicos São Luís, no bairro da Santa Amélia, Mãe do Povo, em Jaraguá, São José e Piedade, no Prado, e Santo Antônio, em Bebedouro.
De acordo com a técnica de referência da Coordenação de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas, Lidiane Guedes, não haverá a limpeza dos jazigos no Dia de Finados, então entende-se que o trabalho infantil seria realizado antes, por isso as equipes da Semas estão realizando todo o trabalho educativo nos dias que antecedem o feriado.
“O intuito da ação é o de proteger as crianças e os adolescentes, levando em consideração que as atividades desempenhadas pelas crianças nos cemitérios estão na lista Tip, e são consideradas as piores formas de trabalho infantil. Essas formas de trabalho infantil apresentam um grande prejuízo à saúde física e mental pelas condições biológicas e insalubres. Durante o trabalho feito esta manhã, os cemitérios estavam vazios e encontramos um adolescente em situação de trabalho no cemitério Santo Antônio. Também notamos a presença maciça da equipe da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável(Semds), que estava fazendo a limpeza dos cemitérios ”, explicou a técnica.
Além disso, as equipes de Abordagem Social, das ações Estratégicas do Peti, fiscais de posturas e a equipe do Peti Volante programaram e estão realizando diversas ações de combate ao trabalho infantil neste período.
A Coordenação de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas também produziu áudios, vídeos e atividades educativas, além de materiais falando sobre o tema, que foram compartilhados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência de Especializado de Assistência Social (Creas), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Centros Pops.
Últimas notícias

Lei de Cibele Moura que reforça combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é sancionada

PRF participa de ação educativa sobre transportes escolares em Palmeiras dos Índios

Homem finge ser cliente, toma café e furta celular em loja no Centro de Arapiraca

Polícia apreende drogas avaliadas em R$ 300 mil com traficante em Paripueira

Arapiraca brilha na 25ª edição da maior feira de artesanato da América Latina

Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica, diz Casa Branca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
