Escola Sesi Senai do Benedito Bentes classifica duas equipes para a Olimpíada Brasileira de Robótica
Estudantes tiveram que se adaptar ao novo formato de programação dos robôs, totalmente à distância
Duas equipes da Escola Sesi Senai do Benedito Bentes se classificaram para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), após alcançarem o índice de pontuação na etapa estadual, realizada no último dia 22 de outubro. O resultado foi confirmado pela organização do evento na segunda-feira (02).
Nesta edição, a competição coordenada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acontece em meio à pandemia de Covid-19. E justamente por conta desse cenário, as olimpíadas – regional e brasileira – adotaram o formato virtual, trazendo um desafio a mais para os estudantes: a adaptação ao novo formato de programação dos robôs, totalmente à distância.
O professor de Robótica da Rede Sesi Senai de Educação, Eduardo Monteiro, explica como funciona. “Eles se cadastram no ambiente virtual, o sBotics, onde encontram modelos de robôs, escolhem um deles e desenvolvem a programação para que funcione. Como é o primeiro desafio realizado totalmente de forma virtual, o diferencial é aprender essa nova linguagem de programação”, disse, ao acrescentar que, dessa forma, os alunos participam das provas sem saírem de casa.
Para o aluno André Vinícius Barros Loureiro, de 13 anos, a experiência na olimpíada virtual foi bem legal. Ele é integrante da equipe Sesi Senai Roboben, que compete na categoria ensino fundamental, juntamente com os colegas Gleicy Vitória Barros Gomes, 12, e Kauã Emanuel Vicente Crescêncio, 13.
O adolescente, que no ano passado não se classificou para a OBR, acredita que o ambiente virtual facilitou a conquista deste ano. “No sBotics, agora, eu consegui ir ao nacional, pois me adaptei melhor e tive mais tempo para programar o robô. Eu achei bem simples de programar, bem bacana como eles fazem, como funcionam as coisas. Eu gostei bastante e pretendo continuar usando ele [sBotics] para as próximas competições, se for usado como uma modalidade da OBR”, disse.
A outra equipe classificada, esta no ensino médio, é a Sesi Senai Robomac, que tem os alunos Evellyn Joana dos Santos Silva, 15, Girlene de Oliveira, 15 e Carlos Eduardo dos Santos Silva, de 18 anos. Segundo o garoto, a mudança foi grande, pois, em três anos, esta é a primeira vez da equipe numa competição online.
Não é possível manusear o robô a ser montado e programado, o que igualou o nível das equipes, segundo ele. “Eu consegui crescer muito na parte de programação, lógica de programação e aprender como usar isso ao meu favor. A minha equipe também conseguiu porque nesse simulador você escolhe um robô e o monta. Então, a maior parte do que você tem que fazer é programar”, afirmou.
Calendário
A Olimpíada Brasileira de Robótica começa dia 11 próximo, com as provas para os alunos do ensino fundamental. No dia 12, será a vez do ensino médio. O desafio final para as melhores equipes das duas categorias será dia 13. Os vencedores serão conhecidos no dia 14, quando ocorrerá a premiação virtual.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
