Eleições 2020: ausência deve ser justificada pelo aplicativo e-Título
Eleitores poderão justificar ausência em até 60 dias após a votação
A cerca de um mês para as eleições municipais, está disponível uma nova versão do aplicativo e-Título. Com mais funcionalidades, o app possibilitará a justificativa da ausência nas votações de 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno), até 60 dias após cada pleito, por meio dos celulares e tablets.
Desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o e-Título permitirá gerar certidões de quitação eleitoral e de nada consta de crimes eleitorais, além da autenticação de documentos da Justiça Eleitoral.
Como baixar ?
Com acesso gratuito, o aplicativo funciona em sistemas Android e iOs. Basta procurá-lo na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel ou acessar o site do TSE.
Por que justificar ?
Segundo dados do TSE, nas eleições 2018, 29,9 milhões de pessoas no primeiro turno, e 31,3 milhões de pessoas no segundo turno, não foram às urnas.
Se você até hoje não justificou deve emitir o boleto para quitação de multas nos sites do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais. O pagamento deve ser feito pela Guia de Recolhimento da União (GRU) no Banco do Brasil. Depois de fazer o pagamento, o cidadão deve aguardar a identificação do recolhimento da multa pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral.
As soluções e os procedimentos acessíveis pelo documento também podem ser acionados pelo site ou pessoalmente nas seções eleitorais. O TSE orienta que, em caso de urgência para a regularização da situação eleitoral, o cidadão deve entrar em contato com a zona eleitoral onde está inscrito para orientações sobre a baixa da multa no sistema.
Conforme indica a Justiça Eleitoral, o cidadão que não votar por três pleitos, nem justificar ausência, nem pagar as multas devidas terá o título cancelado.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
