Às vésperas da Black Friday, movimento lança campanha contra o consumismo
O público foi convidado a postar vídeos com propostas de antídotos para adiar o fim do mundo, para fortalecer a democracia, para evitar a destruição da natureza, usando as hashtags #liberteofuturo e #freethefuture

Liberte o Futuro. Esse é o nome de um movimento lançado pela internet em julho, no auge da pandemia. Em tempos em que se discutia como seria o "novo normal", o manifesto conclamava as pessoas a se negar a voltar para a antiga normalidade -injusta, desigual, destruidora do ambiente- e a imaginar um novo futuro em que queremos viver (liberteofuturo.net).
O público foi convidado a postar vídeos com propostas de antídotos para adiar o fim do mundo, para fortalecer a democracia, para evitar a destruição da natureza, usando as hashtags #liberteofuturo e #freethefuture. E, ao longo de três meses, também foram realizados laboratórios por meio de encontros virtuais sobre diferentes temas.
Um desses laboratórios discutiu o consumo e como repensar novas práticas mais conscientes e que gerem menos danos para o planeta. E agora, às vésperas da Black Friday, lançou uma campanha contra o consumismo.
A ideia é despertar uma reflexão sobre o ato de consumir e os seus impactos na vida dos indivíduos, de suas comunidades e do meio ambiente por meio de memes e hashtags como #antiblackfriday e #anticonsumismo.
Iniciativas anticonsumistas não são novas. Desde o movimento hippie nos anos 1960, passando pelas grandes manifestações anticapitalistas que começaram em Seattle no fim dos anos 1990, um número considerável de pessoas já vem falando sobre a necessidade de construirmos uma sociedade mais humana e sustentável. Mas a maior parte da humanidade nunca ouviu.
A pandemia provocou uma tragédia, com cerca de 1,3 milhão de mortes até agora, e uma crise econômica global gigantesca. Mas também mostrou que é possível mudar o mundo, poluir menos, desperdiçar menos, comprar o que realmente importa.
O ato de consumir é uma escolha. É hora de aproveitar este momento duro para escolher melhor. Atreva-se a imaginar um futuro diferente -e comece a criá-lo com suas pequenas e grandes escolhas.
Veja também
Últimas notícias

PRF flagra motorista com 56 comprimidos de anfetamina em Rio Largo

Homem vai registrar Boletim de Ocorrência e termina preso em Viçosa

Centro Xingó conclui capacitação técnica em apicultura para alunos do Ifal em Piranhas

Relatório do IMA indica 28 áreas do litoral de Alagoas impróprias para banho

Chico Filho viabiliza apoio da Semed para manutenção de ações educativas no Instituto Cidadão Lagoa Mundaú

Renan Filho diz que Lula acerta ao vetar aumento de deputados; AL é prejudicada com medida
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
