Novembro Azul: câncer de próstata atinge 65 mil brasileiros por ano
Doença pode ser curada se for diagnosticado precocemente
Novembro é o mês dedicado ao combate e conscientização do câncer de próstata. A doença, que atinge cerca de 65 mil brasileiros por ano, mata uma pessoa a cada 38 minutos no país, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Em 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia da covid-19 e, com ela, a diminuição do número de exames preventivos. Mas é importante que todos os homens continuem se cuidando, conforme explica o urologista do Hapvida Maceió, José Araújo.
Fatores de risco e sintomas
Não existe uma causa específica para o câncer de próstata, mas alguns fatores de risco podem deixar uma pessoa mais propensa a desenvolver tumores malignos. "Geralmente, a doença atinge homens com mais de 50 anos e que possuem histórico de câncer na família", diz o urologista.
O médico cita alguns hábitos que podem aumentar as chances de desenvolver a patologia, como o consumo de muita gordura animal, uso do cigarro, obesidade e ser de etnia negra.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas se estiver em estágio inicial. No entanto, alguns sinais mais comuns relatados pelos pacientes durante o estágio mais avançado da doença são: dor óssea, vontade de urinar com frequência, dor ao urinar, sangue na urina ou no sêmen e dormência nas pernas e nos pés.
Diagnóstico precoce
Segundo o urologista do Hapvida Maceió, é importante que todos os homens a partir dos 50 anos visitem o médico anualmente para a realização dos exames preventivos. Isso porque, se o câncer de próstata for descoberto logo no início, há 90% de chances de cura.
Dr. José Araújo explica que o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal são os testes mais solicitados. Eles devem ser feitos a partir dos 45 anos, se existir histórico familiar da doença, ou a partir dos 50 anos, no caso dos homens que não possuam genética ativa para o câncer de próstata", diz o especialista.
Preconceito ao toque retal
Além do alerta para a doença, o Novembro Azul também chama atenção sobre a importância do homem assumir o protagonismo da própria saúde.
"Por muito tempo, a ideia de se cuidar esteve relacionada apenas às mulheres e o exame do toque retal está associado à perda da virilidade e masculinidade. Esse cenário está mudando aos poucos", acredita o especialista.
"Cuidar da saúde também é coisa de homem. Por isso, vamos vencer esta luta antes mesmo dela começar. Consulte o seu urologista regularmente", conclui o médico.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
