Por que candidatos com votação expressiva ficaram de fora da Câmara de Maceió?
Entenda como funciona o sistema proporcional, em que nem sempre os mais votados são eleitos

Logo após o fechamento das urnas, milhares de eleitores já começam a correr atrás dos resultados preliminares obtidos nas seções eleitorais à espera da apuração.
No caso dos vereadores, entretanto, a necessidade de levar em conta o quociente eleitoral acaba, muitas vezes, frustrando candidatos e eleitores que deparam com nomes que acabam ficando de fora, mesmo tendo recebido mais votos que outros vereadores eleitos.
Foi o caso por exemplo de Fátima Santiago (PP) que recebeu 5.690 votos; Aparecida do Luiz Pedro (PP) com 5.386 e Heloísa Helena (Rede) com 5.286.
Para entender esta situação, muitas vezes apontada como "injusta", é preciso compreender como funciona o sistema proporcional. A eleição para a Câmara depende do quociente eleitoral, que é calculado a partir da soma do total de votos válidos (em candidatos e legendas), dividido pela quantidade de vagas disponíveis.
A partir da soma de todos os votos obtidos pelos candidatos e partidos, a Justiça Eleitoral define a quantidade de cadeiras que cada sigla terá direito, a partir de um outro quociente, o partidário.
Depois de verificação sobre quantos partidos atingiram o quociente é feita distribuição de vagas pela por "média" e "sobra". São feitas repetidas operações para a composição final das cadeiras.
Para a eleição deste ano, vale a regra que prevê que apenas candidatos que receberam votação igual ou superior a 10% do quociente eleitoral poderão ocupar cadeira na Câmara.
A reforma eleitoral permite que aos partidos que não alcançarem o número de votos do quociente eleitoral participarem da distribuição das vagas de sobra. Os cálculos são feitos por sistema da Justiça Eleitoral que confirma oficialmente o resultado da eleição.
Segundo o TSE, "vagas não preenchidas com a aplicação do quociente serão distribuídas entre todos os partidos que participam do pleito, independentemente de terem ou não atingido o quociente eleitoral, mediante observância do cálculo de médias.
Últimas notícias

Delegado da PF receberia R$ 27 milhões em esquema em mineração
![[Vídeo] Acusado de matar o atual da ex-companheira em Arapiraca é preso em Teotônio Vilela](https://img.7segundos.com.br/UqTJ42HoySX7C5YbKO7CtH-At2U=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-09-18-at-103931.jpeg)
[Vídeo] Acusado de matar o atual da ex-companheira em Arapiraca é preso em Teotônio Vilela

Mãe de Anthony Levy, morto envenenado pelo pai, pede condenação máxima no júri desta quinta-feira

Paciente do Sertão vê o mar pela primeira vez antes de fazer cirurgia de risco no coração

Marido de gêmea siamesa: 'As pessoas são obcecadas para saber como fazemos sexo'

Feira Grande destaca sua identidade com 1º Festival da Batata e Juventude
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
