Por que candidatos com votação expressiva ficaram de fora da Câmara de Maceió?
Entenda como funciona o sistema proporcional, em que nem sempre os mais votados são eleitos

Logo após o fechamento das urnas, milhares de eleitores já começam a correr atrás dos resultados preliminares obtidos nas seções eleitorais à espera da apuração.
No caso dos vereadores, entretanto, a necessidade de levar em conta o quociente eleitoral acaba, muitas vezes, frustrando candidatos e eleitores que deparam com nomes que acabam ficando de fora, mesmo tendo recebido mais votos que outros vereadores eleitos.
Foi o caso por exemplo de Fátima Santiago (PP) que recebeu 5.690 votos; Aparecida do Luiz Pedro (PP) com 5.386 e Heloísa Helena (Rede) com 5.286.
Para entender esta situação, muitas vezes apontada como "injusta", é preciso compreender como funciona o sistema proporcional. A eleição para a Câmara depende do quociente eleitoral, que é calculado a partir da soma do total de votos válidos (em candidatos e legendas), dividido pela quantidade de vagas disponíveis.
A partir da soma de todos os votos obtidos pelos candidatos e partidos, a Justiça Eleitoral define a quantidade de cadeiras que cada sigla terá direito, a partir de um outro quociente, o partidário.
Depois de verificação sobre quantos partidos atingiram o quociente é feita distribuição de vagas pela por "média" e "sobra". São feitas repetidas operações para a composição final das cadeiras.
Para a eleição deste ano, vale a regra que prevê que apenas candidatos que receberam votação igual ou superior a 10% do quociente eleitoral poderão ocupar cadeira na Câmara.
A reforma eleitoral permite que aos partidos que não alcançarem o número de votos do quociente eleitoral participarem da distribuição das vagas de sobra. Os cálculos são feitos por sistema da Justiça Eleitoral que confirma oficialmente o resultado da eleição.
Segundo o TSE, "vagas não preenchidas com a aplicação do quociente serão distribuídas entre todos os partidos que participam do pleito, independentemente de terem ou não atingido o quociente eleitoral, mediante observância do cálculo de médias.
Últimas notícias

Roupas, perfumes e celulares lideram lista de presentes mais desejados pelos pais em Alagoas
![[Vídeo] Polícia prende um dos principais integrantes de facção que autua na parte baixa de Maceió](https://img.7segundos.com.br/FiAnO7oGaRSNerJT5VivGTAxb-U=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-08-at-094242.jpeg)
[Vídeo] Polícia prende um dos principais integrantes de facção que autua na parte baixa de Maceió

Médico arapiraquense emociona ao mostrar presentes que recebe dos pacientes da zona rural

Primeiro veterinário de Alagoas e filha são homenageados com comenda na ALE

Prefeita Ceci se pronuncia sobre jovem morta em motel em Goiás: 'Foi vítima de violência'

Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio acumulado vai para R$ 9 milhões
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
