Meio ambiente

Usina Porto Rico diz que conteve vazamento de melaço no Rio Jacuípe

Órgãos ambientais estiveram no local para avaliar possíveis danos

Por 7Segundos 24/11/2020 18h06
Usina Porto Rico diz que conteve vazamento de melaço no Rio Jacuípe
Tanque de melaço se rompeu durante a madrugada - Foto: Biota

A Industrial Porto Rico, administradora da Usina Porto Rico, em Campo Alegre, emitiu nota na tarde desta terça-feira (24) sobre as medidas de segurança que tomou após o vazamento de melaço que atingiu o Rio Jacuípe.

Informaram que se tratou de um vazamento em um tanque de melaço, causando grande sujeira no seu parque industrial, mas que não houveram vítimas. Também relataram que, por iniciativa própria, entraram em contato com os órgãos Ambientais para narrar o ocorrido e averiguar a existência (ou não) de danos ambientais; e, acaso existentes, as medidas que precisam ser tomadas.

Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SUDES) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já estão no local e avaliam os danos a fauna e a flora da região. 

Segundo a análise, foram registradas alterações na coloração da água devido a melaço em diversos ponto, sendo o mais distante, até o momento, a fazenda Prata, localizada no município de Jequiá da Praia. Apesar da poluição do rio, a empresa ainda não identificou a mortalidade de peixes ou danos a flora da região. 

“Em tempo, a Industrial Porto Rico comunica que imediatamente após o vazamento tomou todas as atitudes próprias (necessárias e urgentes no momento) para conter (ou minimizar) qualquer dano que pudesse vir a ocorrer. E, em sequência, manter-se-á ainda mais vigilante, adotando todas as medidas gradativas (ouvindo aos seus Técnicos e aos Órgãos Públicos) para que sejam evitados eventuais danos”, traz a nota.