Tanque de melaço se rompe em usina de Campo Alegre e atinge Rio Jequiá
Impactos do vazamento pode atingir a fauna e a flora da região; Danos já chegaram a povoados de Jequiá da Praia

Um tanque contendo melaço se rompeu, na madrugada deste terça-feira (24) na Usina Porto Rico, localizada no município de Campo Alegre. Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SUDES) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já estão no local e avaliam os danos a fauna e a flora da região.
Segundo a assessoria do Instituto Biota de Conservação, que esteve no local, o acidente aconteceu por volta das 1h30 e de acordo com a análise preliminar, o vazamento teria sido causado após uma explosão de gases.
O coordenador de produção da empresa afirma que o reservatório estava com 100 mil litros da substância e cerca de 10 a 15% foi a quantidade vazada no Rio Jequiá através de uma galeria pluvial.
Equipes da empresa realizaram coleta de amostra em dois pontos do Rio Jequiá, nas regiões da Igrejinha da Usina Sinimbú e da Vila Operária na Usina Sinimbú.
Segundo a análise, foram registradas alterações na coloração da água devido a melaço em diversos ponto, sendo o mais distante, até o momento, a fazenda Prata, localizada no município de Jequiá da Praia. Apesar da poluição do rio, a empresa ainda não identificou a mortalidade de peixes ou danos a flora da região.
Para ajudar na diluição do produto, resultante da etapa de centrifugação, no processo de fabricação de açúcar, a usina aumentou a vazão de uma barragem.
Equipes do setor de emergências ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) fora acionados e devem iniciar os estudos na redondeza na tarde deste terça-feira (24). O IBAMA também abriu uma Ordem de Emergência e o Comunicado de Ocorrência de Acidente Ambiental sobre o caso.
Já as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SUDES) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram direcionadas para povoado Parurais, onde devem coletar amostras de peixes para a realização de análises.
Confira imagens:
Veja também
Últimas notícias

Justiça determina manutenção de vínculo empregatício de vítima de violência doméstica

Maceió conquista troféu em prêmio nacional de turismo digital

Porto de Pedras realiza maior comemoração do Dia das Crianças da história

'Vitória para os brasileiros', diz Fabio Costa após derrubada de MP que aumentava impostos

Casa de Direitos de Maceió oferece apoio jurídico e trabalhista ao cidadão alagoano

Hospital Metropolitano de Alagoas reforça cuidados com a saúde ocular
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
