Tanque de melaço se rompe em usina de Campo Alegre e atinge Rio Jequiá
Impactos do vazamento pode atingir a fauna e a flora da região; Danos já chegaram a povoados de Jequiá da Praia
Um tanque contendo melaço se rompeu, na madrugada deste terça-feira (24) na Usina Porto Rico, localizada no município de Campo Alegre. Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SUDES) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já estão no local e avaliam os danos a fauna e a flora da região.
Segundo a assessoria do Instituto Biota de Conservação, que esteve no local, o acidente aconteceu por volta das 1h30 e de acordo com a análise preliminar, o vazamento teria sido causado após uma explosão de gases.
O coordenador de produção da empresa afirma que o reservatório estava com 100 mil litros da substância e cerca de 10 a 15% foi a quantidade vazada no Rio Jequiá através de uma galeria pluvial.
Equipes da empresa realizaram coleta de amostra em dois pontos do Rio Jequiá, nas regiões da Igrejinha da Usina Sinimbú e da Vila Operária na Usina Sinimbú.
Segundo a análise, foram registradas alterações na coloração da água devido a melaço em diversos ponto, sendo o mais distante, até o momento, a fazenda Prata, localizada no município de Jequiá da Praia. Apesar da poluição do rio, a empresa ainda não identificou a mortalidade de peixes ou danos a flora da região.
Para ajudar na diluição do produto, resultante da etapa de centrifugação, no processo de fabricação de açúcar, a usina aumentou a vazão de uma barragem.
Equipes do setor de emergências ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) fora acionados e devem iniciar os estudos na redondeza na tarde deste terça-feira (24). O IBAMA também abriu uma Ordem de Emergência e o Comunicado de Ocorrência de Acidente Ambiental sobre o caso.
Já as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SUDES) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram direcionadas para povoado Parurais, onde devem coletar amostras de peixes para a realização de análises.
Confira imagens:
Veja também
Últimas notícias
Loterias: Lotofácil sorteia R$ 9 milhões hoje (1º/6). Confira resultado
PL e União Progressistas anunciam aliança em Alagoas e fortalecem pré-candidaturas de Alfredo Gaspar e Arthur Lira ao Senado
Renan lança compromisso, mira Master e pede saída do BRB da folha dos servidores de Maceió
Prefeitura de Arapiraca convoca voluntários para São João 2026
Prefeito Luciano Barbosa assina, nesta terça (2), ordem de serviço para início das ampliação do CREAS e CRAS Itapoã
Rafael Brito cria Semana Nacional pelo Direito à Água Potável e Saneamento nas Escolas
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
