Segundo IBGE, mais de 5,7 milhões de brasileiros não têm acesso a banheiro

De acordo com o estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (25), cerca de 2,8% da população brasileira (5,7 milhões) não têm acesso a um banheiro exclusivo ou utilizam de um buraco.
Quase todas as moradias que não contam com o cômodo estão situadas nas regiões nordeste e norte. Para 6,8% da população, a residência onde moram tem banheiro para uso exclusivo e outros 0,4% compartilham o local com um ou mais lares.
Além da falta de banheiro, a população brasileira também sofre com a falta de uma moradia plenamente adequada. A POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) indicou que quase um quarto (23,5%) das pessoas no Brasil não tem lares adequados. A área urbana reúne 15,7% da população nessas condições, enquanto 7,8% estão na área rural.
Segundo o estudo, 91,4% das pessoas no Brasil residem em domicílios com paredes externas com material predominante de alvenaria, taipa com revestimento ou madeira apropriada para construção. Enquanto os lares com piso predominante de cerâmica, lajota ou pedra; ou madeira apropriada, abrigam 82,6% dos residentes no Brasil.
Apenas 30,6% da população brasileira têm telhado com laje de concreto ou madeira apropriada, que dão mais segurança a residência. 29,3% dessas pessoas são da área urbana, enquanto 1,2% são da área rural.
A região sudeste conta com a maior proporção de pessoas vivendo em domicílios com a melhor condição de cobertura (48,8%). Nos outros lugares, o tipo de telhado predominante para a maioria da população é a telha sem laje de concreto ou somente com a laje. Essa característica se acentua entre as famílias do Norte (84,6%) e no Nordeste (83,5%).
Veja também
Últimas notícias

Museu Zezito Guedes amplia horário de visitação; confira a programação

Tardezinha Cultural tem programação voltada para o São João neste fim de semana

Lava-jato é autuado por despejo irregular de efluentes na Avenida Gustavo Paiva

Homem é morto com mais de 30 facadas e tem corpo corpo jogado em barragem

Durante CPI, Rico Melquiades joga tigrinho, ganha R$ 120 e diz: “Tô nervoso”

PGE e Associação de Procuradores de Estado emitem nota de repúdio a atos durante protesto do Sindpol
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
