Segundo IBGE, mais de 5,7 milhões de brasileiros não têm acesso a banheiro
De acordo com o estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (25), cerca de 2,8% da população brasileira (5,7 milhões) não têm acesso a um banheiro exclusivo ou utilizam de um buraco.
Quase todas as moradias que não contam com o cômodo estão situadas nas regiões nordeste e norte. Para 6,8% da população, a residência onde moram tem banheiro para uso exclusivo e outros 0,4% compartilham o local com um ou mais lares.
Além da falta de banheiro, a população brasileira também sofre com a falta de uma moradia plenamente adequada. A POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) indicou que quase um quarto (23,5%) das pessoas no Brasil não tem lares adequados. A área urbana reúne 15,7% da população nessas condições, enquanto 7,8% estão na área rural.
Segundo o estudo, 91,4% das pessoas no Brasil residem em domicílios com paredes externas com material predominante de alvenaria, taipa com revestimento ou madeira apropriada para construção. Enquanto os lares com piso predominante de cerâmica, lajota ou pedra; ou madeira apropriada, abrigam 82,6% dos residentes no Brasil.
Apenas 30,6% da população brasileira têm telhado com laje de concreto ou madeira apropriada, que dão mais segurança a residência. 29,3% dessas pessoas são da área urbana, enquanto 1,2% são da área rural.
A região sudeste conta com a maior proporção de pessoas vivendo em domicílios com a melhor condição de cobertura (48,8%). Nos outros lugares, o tipo de telhado predominante para a maioria da população é a telha sem laje de concreto ou somente com a laje. Essa característica se acentua entre as famílias do Norte (84,6%) e no Nordeste (83,5%).
Veja também
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
