Segundo IBGE, mais de 5,7 milhões de brasileiros não têm acesso a banheiro
De acordo com o estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (25), cerca de 2,8% da população brasileira (5,7 milhões) não têm acesso a um banheiro exclusivo ou utilizam de um buraco.
Quase todas as moradias que não contam com o cômodo estão situadas nas regiões nordeste e norte. Para 6,8% da população, a residência onde moram tem banheiro para uso exclusivo e outros 0,4% compartilham o local com um ou mais lares.
Além da falta de banheiro, a população brasileira também sofre com a falta de uma moradia plenamente adequada. A POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) indicou que quase um quarto (23,5%) das pessoas no Brasil não tem lares adequados. A área urbana reúne 15,7% da população nessas condições, enquanto 7,8% estão na área rural.
Segundo o estudo, 91,4% das pessoas no Brasil residem em domicílios com paredes externas com material predominante de alvenaria, taipa com revestimento ou madeira apropriada para construção. Enquanto os lares com piso predominante de cerâmica, lajota ou pedra; ou madeira apropriada, abrigam 82,6% dos residentes no Brasil.
Apenas 30,6% da população brasileira têm telhado com laje de concreto ou madeira apropriada, que dão mais segurança a residência. 29,3% dessas pessoas são da área urbana, enquanto 1,2% são da área rural.
A região sudeste conta com a maior proporção de pessoas vivendo em domicílios com a melhor condição de cobertura (48,8%). Nos outros lugares, o tipo de telhado predominante para a maioria da população é a telha sem laje de concreto ou somente com a laje. Essa característica se acentua entre as famílias do Norte (84,6%) e no Nordeste (83,5%).
Veja também
Últimas notícias
Dupla mascarada rende funcionários e rouba caixa de mercado no interior de AL
PM apreende arma falsa e mais de 400 pinos de cocaína descartados por suspeitos em Arapiraca
Padrasto agride enteado após chegar bêbado em casa; criança sofreu ferimento no olho
Motociclista é preso após furar bloqueio, bater em viatura e desacatar PMs em Maceió
[Vídeo] Mãe de mulher que matou médico em Arapiraca defende ex-genro: ‘quem morreu foi um inocente’
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
