Arsal passa a regular saneamento básico em mais três municípios alagoanos
Cerca de 50 mil cidadãos devem ser beneficiados com atuação da Arsal
Porto de Pedras, no Litoral Norte, Olho d’Água das Flores, no Sertão, e Estrela de Alagoas, no Agreste, são os mais novos municípios alagaonaos a firmarem um Convênio de Cooperação Técnica para o Saneamento Básico com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Alagoas (Arsal). Só nesses municípios, cerca de 50 mil cidadãos passaram a contar com às fiscalizações da Agência que visa qualidade, continuidade e segurança na distribuição da água feita pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A publicação do último destes municípios a firmar o convênio saiu no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (9).
A população e a gestão municipal só tem a ganhar, pois a Arsal passa a monitorar periodicamente a Casal para assegurar a qualidade do serviço, além definir a política de saneamento básico local.
Até o início de 2019 eram 32 municípios regulados, com a gestão da Nova Arsal agora o total de cidades alagoanos com mais qualidade no saneamento chega a 54.
Sem ônus para as prefeituras, as fiscalizações são realizadas por meio da Gerência de Saneamento Básico da Arsal, com engenheiros e técnicos do saneamento básico. Os trabalhos realizados vão desde a fiscalização da qualidade da água, análise laboratorial, turbidez, cor até a conservação da estrutura física do local, como estações de tratamento e a funcionalidade de equipamentos, como bombas d’água e instalações elétricas.
“É um avanço muito importante para a população alagoana, pois agora grande parcela da sociedade está contando com a regulação, que é o conjunto de ações técnicas que visam fiscalizar prestadoras de serviços para que sejam ofertados à comunidade da melhor forma possível. E nós da Arsal lutamos e acreditamos nisto”, pontuou o diretor-presidente, Ronaldo Medeiros.
Veja também
Últimas notícias
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Feira dos Municípios 2026: Alagoas Feito a Mão vai emitir Carteira Nacional do Artesão durante evento
Preso suspeito de envolvimento no triplo homicídio em festa de réveillon no Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
