Sesau prorroga Campanhas de Vacinação contra Pólio e Sarampo
Alagoas não atingiu as metas preconizadas e o público alvo tem até o dia 20 deste mês para se imunizar
Sesau prorroga Campanhas de Vacinação contra Pólio e SarampoA Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), prorrogou, até o dia 20 deste mês, as campanhas de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A medida foi adotada porque Alagoas não atingiu as metas mínimas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS).
Conforme balanço divulgado pelo PNI, no caso da poliomielite, cuja meta mínima é de 95%, foram vacinados 70,2% do público alvo até a sexta-feira (27). Isso significa que, das 215.592 crianças entre 12 meses a menores de cinco anos que devem ser imunizadas, 151.345 foram levadas aos postos dos 102 municípios do Estado.Já com relação ao sarampo, cujo público alvo são pessoas entre 20 a 49 anos, o PNI aponta que o índice de imunização corresponde a 52,12%, quando a meta preconizada é de 100%. Esse percentual representa que 727.454 alagoanos dos 1.395.727 preconizados já foram vacinados até a última sexta-feira (27).
Municípios – Ainda de acordo com o PNI, dos 102 municípios alagoanos, 61 não atingiram a meta mínima de 95% referente à Campanha de Vacinação contra a Poliomielite até a sexta-feira (27). No caso da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, apenas Campo Alegre, Feira Grande, Jacaré dos Homens, Limoeiro de Anadia, Paulo Jacinto, Santa Luzia do Norte, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Milagres e Teotonio Vilela vacinaram 100% do público preconizado.A assessora do PNI em Alagoas, Rafaela Siqueira, salienta que não haverá mais prorrogação, porque o Ministério da Saúde irá fechar o sistema de informação para digitação dos dados no próximo dia 20. “Não há mais nenhuma desculpa aceitável para que o público alvo das duas campanhas deixe de se vacinar. Essa é a segunda prorrogação e nem a Pandemia da Covid-19 pode ser encarada como obstáculo para a não vacinação, uma vez que as equipes dos postos de saúde têm adotado todas as medidas de prevenção necessárias”, reforçou.Sarampo e Paralisia – Segundo o Ministério da Saúde (MS), o sarampo, causado pelo vírus Measles morbillivirus, além de deixar sequelas como cegueira e surdez, pode ser fatal. A transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas e os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz entupido e mal-estar intenso, além de manchas pelo corpo.A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Ela acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada.A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores. Também é transmitida pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe, seja ao falar, tossir ou espirrar.
Veja também
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
