Nutricionista dá dicas de alimentação para o verão
Para se manter bem nessa estação, deve-se, no entanto, ingerir bastante água e apostar nas frutas
A estação mais quente do ano já se aproxima e, por isso, os cuidados com a alimentação e a saúde da pele devem ser redobrados. Para se manter bem no verão, deve-se, no entanto, ingerir bastante água e apostar nas frutas, de preferência, vermelhas, bem como não esquecer do protetor solar ao sair de casa. O bom hábito, por sua vez, deve ser prolongando, a fim de se ter uma vida saudável, também nas demais estações.
“Para manter uma pele saudável diante de todo o sol do verão, além do protetor solar, é necessário incluir na alimentação as frutas vermelhas que são ricas em antioxidantes e fitonutrientes que combatem radicais livres, prevenindo, assim, o envelhecimento celular, como, por exemplo, o morango, açaí, jabuticaba, uva roxa, goiabada e cereja in natura”, pontuou a nutricionista Yasmin Santana.
E completa:
“As frutas e legumes amarelos/laranjas também são ótimos para o verão. Os alimentos com essa coloração são fontes de betacaroteno, que atua como refletor dos raios UVA e UVB. Além disso, a oxidação do betacaroteno proporciona um bronzeado mais intenso e duradouro. Então, o ideal é apostar na cenoura, abóbora, acerola, laranja e manga”.
A nutricionista também falou sobre a hidratação nessa estação do ano. Segundo a especialista, água e água de coco são importantes para a saúde, por terem a função de proteção, hidratação e estruturação, combatendo, entretanto, a celulite, e o envelhecimento precoce.
“Na correria do dia a dia é comum “esquecer” de tomar água. Daí aparece a boca seca, lábios rachados e o mau hálito. Por isso, a dica para aumentar a ingestão é ter sempre uma garrafinha de água por perto, aumentar a ingestão de frutas ricas em líquido (abacaxi, melancia, melão, laranja), tomar um copo de água antes das refeições, saborizar a água com frutas (limão, laranja, abacaxi), o que pode ajudar a ter mais vontade de bebê-la e, também, contar com a ajuda de algum aplicativo que lembre sempre de tomar o líquido”, aconselhou Yasmin Santana.
A especialista frisou, ainda, que a água é indispensável no verão, e que a falta dela no organismo trás maléficos.
“Os sintomas para quem esquece de tomar água durante esse período são: urina escura, intestino preso, pele ressecada e sem brilho, dor de cabeça, estresse e cansaço, inchaço, além da sensação de fome mesmo tendo se alimentado e metabolismo lento. Já as consequências para quem se alimenta mal, não só no período do verão, mas como em todo período ao longo da vida, é a obesidade e o desenvolvimento de doenças crônicas”, concluiu ela.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
