Pazuello diz que governo comprará qualquer vacina com registro na Anvisa
Em outubro, Bolsonaro vetou compra de vacina do laboratório chinês e do Instituto Butantan. Nesta segunda, governador João Doria anunciou início da vacinação em SP em 25 de janeiro.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta terça-feira (8) em declaração à imprensa no Palácio do Planalto — não foram permitidas perguntas dos jornalistas — que o governo federal comprará qualquer vacina contra a Covid-19 com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Nesta segunda-feira (8), o governador João Doria (PSDB) anunciou o início da vacinação em São Paulo no dia 25 de janeiro — a vacina é a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e pelo Instituto Butantan, cuja proposta de compra pelo governo federal foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro.
"Vale ressaltar que qualquer vacina aprovada e certificada pela Anvisa, será comprada pelo Governo Federal e distribuída para toda a população que desejar ser vacinada. Tenham certeza, que é um compromisso do Governo Federal vacinar todos os que precisam ser imunizados e aqueles que desejarem", disse Pazuello, que mais cedo participou de reunião sobre o assunto com governadores.
Segundo Pazuello, o ministério "acompanha a evolução de imunizantes para Covid-19 em passos acelerados e com total responsabilidade".
Sem se referir a governadores, ele disse que compete ao ministério o planejamento da vacinação em todo o país. "Não podemos dividir o Brasil num momento difícil que todos nós passamos", afirmou.
Após a fala do ministro, o presidente Jair Bolsonaro disse em uma rede social que a vacina não deve ser usada "para fins políticos".
"O Brasil disponibilizará vacinas de forma gratuita e voluntária após COMPROVADA EFICÁCIA E REGISTRO NA ANVISA. Vamos proteger a população respeitando sua liberdade, e não usá-la para fins políticos, colocando sua saúde em risco por conta de projetos pessoais de poder", escreveu o presidente.
Pazuello disse que o Brasil tem 300 milhões de doses de vacinas asseguradas, à espera da conclusão dos testes e de aprovação pela Anvisa.
Dessas 300 milhões de doses, segundo o ministro, 260,4 milhões são do laboratório AstraZenica e da Fundação Oswaldo Cruz (100,4 milhões no primeiro semestre e 160 milhões no segundo) e 42,5 milhões de doses do consórcio internacional Covax-Facility.
De acordo com Pazuello, já foi assinada uma carta de intenções para a aquisição de mais 70 milhões de doses da farmacêutica Pfizer, cuja vacina começou a ser aplicada nesta terça-feira no Reino Unido.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
