Plano Nacional vs Coronavac: vacinação começa em fevereiro independente de escolha
Alexandre Ayres concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira
Independente de qual tipo de vacina contra a Covid-19 seja trazida no próximo ano — a Coronavac, por meio de uma parceria com o Instituto Butantan, ou outra escolhida pelo Plano Nacional de Imunização do Governo Federal — o Governo do Estado afirma que a imunização começa em fevereiro de 2021 em Alagoas.
As doses que serão adquiridas, com recursos próprios, vão ser destinadas aos grupos de riscos e profissionais da saúde. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (17).
“Os recursos são próprios. O governador Renan Filho, juntamente com o secretário George Santoro, tem feito um grande exercício e nos autorizou. O quantitativo não está fechado porque o valor da vacina ainda não foi definido. Independente de quanto custe, o mais importante é que Alagoas tenha prioridade na aquisição”, disse.
Até a próxima segunda-feira, o Governo irá apresentar uma comissão de acompanhamento da vacinação, que será composta pela própria Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Ministérios Públicos Federal e Estadual, Conselho Estadual de Saúde e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde.
“Nós continuaremos buscando o título de Estado mais transparente no enfrentamento à Covid-19. Então, só será vacinado em Alagoas aquele cidadão do grupo de risco ou profissionais da saúde que se enquadrem no grupo de risco avaliado pela comissão. É uma medida para que não pairem dúvidas”, afirmou.
Produzida no Instituto Butantan em parceria com a fabricante chinesa Sinovac, a Coronavac pode ser refrigerada em temperatura padrão, o que Alexandre Ayres considera uma vantagem. “O mais importante é a que gente tenha o registro da Anvisa. Com o registro, a questão do armazenamento a gente vai resolver, seja a inglesa ou a nossa, que não precisa. O que precisamos é imunizar o nosso povo”.
Alexandre Ayres contou ainda que haverá uma logística de segurança para evitar ilegalidades na aquisição, transporte e distribuição das doses.
Veja também
Últimas notícias
TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório
Toffoli manda PF enviar a ele perícia de celular de Vorcaro
Homem que responde por tráfico é autuado por crime ambiental em Joaquim Gomes
Instituto do Meio Ambiente investiga mortandade de peixes em Jequiá da Praia
Polícia Científica encontra vestígios que podem ajudar na identificação de ossada achada em Coruripe
Inmet emite dois alertas de chuvas para 70 municípios de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
