Plano Nacional vs Coronavac: vacinação começa em fevereiro independente de escolha
Alexandre Ayres concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira
Independente de qual tipo de vacina contra a Covid-19 seja trazida no próximo ano — a Coronavac, por meio de uma parceria com o Instituto Butantan, ou outra escolhida pelo Plano Nacional de Imunização do Governo Federal — o Governo do Estado afirma que a imunização começa em fevereiro de 2021 em Alagoas.
As doses que serão adquiridas, com recursos próprios, vão ser destinadas aos grupos de riscos e profissionais da saúde. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (17).
“Os recursos são próprios. O governador Renan Filho, juntamente com o secretário George Santoro, tem feito um grande exercício e nos autorizou. O quantitativo não está fechado porque o valor da vacina ainda não foi definido. Independente de quanto custe, o mais importante é que Alagoas tenha prioridade na aquisição”, disse.
Até a próxima segunda-feira, o Governo irá apresentar uma comissão de acompanhamento da vacinação, que será composta pela própria Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Ministérios Públicos Federal e Estadual, Conselho Estadual de Saúde e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde.
“Nós continuaremos buscando o título de Estado mais transparente no enfrentamento à Covid-19. Então, só será vacinado em Alagoas aquele cidadão do grupo de risco ou profissionais da saúde que se enquadrem no grupo de risco avaliado pela comissão. É uma medida para que não pairem dúvidas”, afirmou.
Produzida no Instituto Butantan em parceria com a fabricante chinesa Sinovac, a Coronavac pode ser refrigerada em temperatura padrão, o que Alexandre Ayres considera uma vantagem. “O mais importante é a que gente tenha o registro da Anvisa. Com o registro, a questão do armazenamento a gente vai resolver, seja a inglesa ou a nossa, que não precisa. O que precisamos é imunizar o nosso povo”.
Alexandre Ayres contou ainda que haverá uma logística de segurança para evitar ilegalidades na aquisição, transporte e distribuição das doses.
Veja também
Últimas notícias
Papa Leão XIV pede aos EUA leis que protejam a vida "da concepção à morte"
Tenente da Rota irmão de Eloá segue estável: "Lutando bravamente"
Papagaio é encontrado vivo sob escombros dos terremotos na Venezuela
Ricardo Amorim destaca Maceió como exemplo de força econômica no Brasil
Deputado Ricardo Nezinho destaca chegada do Programa Ronda no Bairro como reforço à segurança de Arapiraca
Do peso ao vício: os múltiplos efeitos das canetas emagrecedoras
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
