Alagoas

Alagoanos deixam de receber auxílio emergencial e futuro é incerto

Em novembro, 8% dos domicílios no Estado sobreviveram apenas com o benefício

Por Marcos Filipe Sousa 06/01/2021 15h03
Alagoanos deixam de receber auxílio emergencial e futuro é incerto
Governo diz que o programa só será renovado se for necessário fechar comércios novamente - Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Aproxima-se o fim do pagamento do Auxílio Emergencial (AE) em meio a pandemia da Covid-19 e o futuro é incerto. Um estudo do Ipea aponta que o longo dos meses, o número de domicílios que dependiam apenas do benefício foi caindo em Alagoas.

O levantamento foi baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mês com mais residências que sobreviveram apenas com o AE foi agosto, uma porcentagem de 11,64%. Em novembro, o número caiu para 8%.

A renda dos alagoanos também cresceu entre outubro de novembro de 2020 com a taxa de 2,1; sendo a maior entre os estados brasileiros.

O recurso pago pelo governo federal desde abril do ano passado serviu de apoio financeiro para milhões de brasileiros, que agora ficarão desassistidos diante de uma evidente alta nos números de casos da doença e possível desaceleração da economia.