Conjunto de sete UPAs formará rede de proteção em Maceió e ajudará a desafogar HGE
Governador Renan Filho e secretário da Saúde, Alexandre Ayres, autorizaram hoje a construção da quinta Unidade de Pronto Atendimento na capital
O conjunto de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que está sendo erguido pelo Governo do Estado em Maceió formará uma rede de proteção na capital alagoana e desafogará o Hospital Geral do Estado (HGE). A avaliação é do governador Renan Filho que, ao lado do secretário da Saúde, Alexandre Ayres, assinou, na manhã desta quinta-feira (21), a ordem de serviço para a construção da quinta UPA, de um total de sete previstas. Quatro delas já foram edificadas e estão em funcionamento.
“O objetivo principal de abrir essas UPAS é descentralizar os serviços e desafogar o HGE dos casos de urgência, que acabam indo pra lá e prejudicando o atendimento naquele hospital. A nossa ideia é que o Hospital Geral, num futuro próximo, passe a receber menos de 50% das pessoas que recebe hoje. Isso vai ajudar no funcionamento daquele equipamento e melhorar a saúde do cidadão”, explicou Renan Filho.
A quinta UPA, orçada em R$ 6,2 milhões, será construída no bairro do Jaraguá, em terreno adquirido pelo Governo do Estado, ao lado da Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas. A obra tem previsão para conclusão de 120 dias.
“Essa UPA será do tipo 3, a maior que tem, e vai dispor de tomografia, porque é justamente esse exame o mais requerido nessa pandemia, sobretudo a imagem do pulmão do paciente acometido pela Covid-19, por isso essa Unidade será adequada a essa necessidade”, destacou Renan Filho, lembrando que ao assumir o Governo do Estado, Maceió não possuía Unidade de Pronto Atendimento em funcionamento, sendo a única capital no Brasil nesta situação.
“Essa é a quinta UPA que fazemos em Maceió durante o governo. Já entregamos a do Trapiche, a do Benedito Bentes, a do Jacintinho e a do Tabuleiro do Martins. Isso vai ser importante para a gente aproximar a saúde das pessoas e atender o cidadão mais perto de casa”, acrescentou o governador, anunciando a construção de outras duas Unidades, uma em Chã da Jaqueira e outra no Eustáquio Gomes.
A UPA do Jaraguá também será custeada com recursos próprios do Estado, assim como as Unidades do Jacintinho e do Tabuleiro. Terá capacidade para atender até 350 pacientes por dia, totalizando 10.500 por mês. Além de contar com leitos de observação e de urgência, a UPA Jaraguá será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Para isso, vai contar com um serviço de classificação de risco, sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e um serviço de tomografia computadorizado, que será o seu diferencial.
“A UPA do Jaraguá vai preencher um vazio assistencial histórico aqui em Maceió. Essa região sempre ficou no meio, dividida entre a região Norte e a Sul. A população daqui reivindicava há muito tempo que as gestões públicas investissem em saúde, então, ao analisar junto com o governador e a nossa equipe, chegamos à conclusão que aqui no Jaraguá seria um ponto estratégico para que a gente pudesse atender a população de maneira mais humana, mais rápida e mais próxima do cidadão”, avaliou Alexandre Ayres.
Participaram, ainda, da solenidade o secretário de Estado do Gabinete Civil, Fábio Farias; e da Educação, Fábio Guedes; os deputados estaduais Galba Novaes, Silvio Camelo e Dudu Ronalsa; o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o “Paulão”; os vereadores por Maceió Galba Neto, Olívia Tenório, Fernando Holanda, Francisco Filho, João Gabriel Costa Lins, o “Joãozinho”; dentre outras autoridades.
Veja também
Últimas notícias
Governo do Estado antecipa salários de servidores para esta quarta-feira
Corpo é encontrado em Maceió e pode ser de jovem desaparecido no Vergel do Lago
Homem é preso com arma em bar de Maceió e mostra carteira de estágio da OAB para se livrar
[Video] Cibele Moura celebra implantação de ensino bilíngue em escola de Paripueira
[Vídeo] Polícia prende em São Paulo acusado de latrocínio ocorrido no Sertão de Alagoas
Madrasta que jogou enteado do 4º andar enquanto ele dormia começa a ser julgada em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
