Teca Nelma acompanha início das reconstruções mamárias em mulheres mastectomizadas
Vereadora acompanhou o início das cirurgias feitas através do programa Ame-se
A vereadora por Maceió, Teca Nelma, acompanhou na manhã desta segunda-feira (25) o início das cirurgias do “Ame-se”, um programa que reconstruirá a mama de mulheres mastectomizadas, acometidas pelo câncer. A primeira cirurgia ocorreu no Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares.
A deputada federal Tereza Nelma destinou R$ 500 mil reais em emendas para o programa, em parceria com o governo do estado, que estima realizar uma cirurgia desse tipo por semana.
Teca teve a oportunidade de conversar com a primeira paciente a ser submetida a essa cirurgia através do programa, Fernanda Matias, de 44 anos. “Eu e a deputada Tereza Nelma estamos muito felizes que esse programa está iniciando, para devolver a dignidade e a auto estima pra você e outras mulheres. Esse programa é um marco para Alagoas e, junto com o Hospital de Amor de Arapiraca, é mais um passo para devolver a vida àquelas mulheres que passam pelo trauma de perder suas mamas”, disse Teca.
Maria Fernanda aproveitou a oportunidade para agradecer a deputada pela iniciativa. “A sua vida inspirou a minha. E eu estou confiante que tudo dará certo nessa cirurgia. A senhora é uma guerreira, assim como todas nós. Quero, em breve, te conhecer pessoalmente”.
Nesse primeiro momento do programa, está sendo dada prioridade a uma demanda reprimida que já existia de mulheres ligadas às ONGs que trabalham com prevenção e acolhimento a essas pacientes. Elas estão passando por consultas e exames, com uma avaliação médica individualizada, diante da necessidade de cada uma.
A Associação das Pessoas com Câncer de Alagoas é uma dessas instituições. De acordo com a Coordenadora da unidade, Giuliane Matos, há pacientes que estão há mais de dezesseis anos mastectomizadas e, só agora, terão a oportunidade de reconstruir suas mamas. “No nosso grupo há outras doze pacientes que estão passando por essas avaliações. Mas estamos na busca ativa por outras pacientes. Primeiro há uma triagem e uma consulta com a mastologista e o cirurgião”, explicou.
As mulheres mastectomizadas que queiram participar do programa Ame-se, podem procurar a Casa Rosa de Maceió para obter mais informações.
Últimas notícias
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
"Salto pro extraordinário", dizia página de empresa de rope jump em Limeira
Prefeitura de Maragogi abre programação da Vila Junina da Gente neste sábado (13) com cultura, tradição e muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
