Teca Nelma acompanha início das reconstruções mamárias em mulheres mastectomizadas
Vereadora acompanhou o início das cirurgias feitas através do programa Ame-se
A vereadora por Maceió, Teca Nelma, acompanhou na manhã desta segunda-feira (25) o início das cirurgias do “Ame-se”, um programa que reconstruirá a mama de mulheres mastectomizadas, acometidas pelo câncer. A primeira cirurgia ocorreu no Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares.
A deputada federal Tereza Nelma destinou R$ 500 mil reais em emendas para o programa, em parceria com o governo do estado, que estima realizar uma cirurgia desse tipo por semana.
Teca teve a oportunidade de conversar com a primeira paciente a ser submetida a essa cirurgia através do programa, Fernanda Matias, de 44 anos. “Eu e a deputada Tereza Nelma estamos muito felizes que esse programa está iniciando, para devolver a dignidade e a auto estima pra você e outras mulheres. Esse programa é um marco para Alagoas e, junto com o Hospital de Amor de Arapiraca, é mais um passo para devolver a vida àquelas mulheres que passam pelo trauma de perder suas mamas”, disse Teca.
Maria Fernanda aproveitou a oportunidade para agradecer a deputada pela iniciativa. “A sua vida inspirou a minha. E eu estou confiante que tudo dará certo nessa cirurgia. A senhora é uma guerreira, assim como todas nós. Quero, em breve, te conhecer pessoalmente”.
Nesse primeiro momento do programa, está sendo dada prioridade a uma demanda reprimida que já existia de mulheres ligadas às ONGs que trabalham com prevenção e acolhimento a essas pacientes. Elas estão passando por consultas e exames, com uma avaliação médica individualizada, diante da necessidade de cada uma.
A Associação das Pessoas com Câncer de Alagoas é uma dessas instituições. De acordo com a Coordenadora da unidade, Giuliane Matos, há pacientes que estão há mais de dezesseis anos mastectomizadas e, só agora, terão a oportunidade de reconstruir suas mamas. “No nosso grupo há outras doze pacientes que estão passando por essas avaliações. Mas estamos na busca ativa por outras pacientes. Primeiro há uma triagem e uma consulta com a mastologista e o cirurgião”, explicou.
As mulheres mastectomizadas que queiram participar do programa Ame-se, podem procurar a Casa Rosa de Maceió para obter mais informações.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 2.496 oportunidades disponíveis no Sine Alagoas
União política entre Dani da Elba e Arthur Lira marca entregas e consolida apoio a Arthur e Álvaro Lira em Maragogi
Festival Hermeto Pascoal consolida Arapiraca como novo polo da música instrumental no Brasil
Após cinco anos fechada, Prefeitura de Maragogi reabre as portas com sede totalmente reformada
Jovem morto por leoa em João Pessoa foi abandonado pela família e tinha o sonho de domar felinos, diz conselheira
Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida na Rota do Mar, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
