Teca Nelma acompanha início das reconstruções mamárias em mulheres mastectomizadas
Vereadora acompanhou o início das cirurgias feitas através do programa Ame-se
A vereadora por Maceió, Teca Nelma, acompanhou na manhã desta segunda-feira (25) o início das cirurgias do “Ame-se”, um programa que reconstruirá a mama de mulheres mastectomizadas, acometidas pelo câncer. A primeira cirurgia ocorreu no Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares.
A deputada federal Tereza Nelma destinou R$ 500 mil reais em emendas para o programa, em parceria com o governo do estado, que estima realizar uma cirurgia desse tipo por semana.
Teca teve a oportunidade de conversar com a primeira paciente a ser submetida a essa cirurgia através do programa, Fernanda Matias, de 44 anos. “Eu e a deputada Tereza Nelma estamos muito felizes que esse programa está iniciando, para devolver a dignidade e a auto estima pra você e outras mulheres. Esse programa é um marco para Alagoas e, junto com o Hospital de Amor de Arapiraca, é mais um passo para devolver a vida àquelas mulheres que passam pelo trauma de perder suas mamas”, disse Teca.
Maria Fernanda aproveitou a oportunidade para agradecer a deputada pela iniciativa. “A sua vida inspirou a minha. E eu estou confiante que tudo dará certo nessa cirurgia. A senhora é uma guerreira, assim como todas nós. Quero, em breve, te conhecer pessoalmente”.
Nesse primeiro momento do programa, está sendo dada prioridade a uma demanda reprimida que já existia de mulheres ligadas às ONGs que trabalham com prevenção e acolhimento a essas pacientes. Elas estão passando por consultas e exames, com uma avaliação médica individualizada, diante da necessidade de cada uma.
A Associação das Pessoas com Câncer de Alagoas é uma dessas instituições. De acordo com a Coordenadora da unidade, Giuliane Matos, há pacientes que estão há mais de dezesseis anos mastectomizadas e, só agora, terão a oportunidade de reconstruir suas mamas. “No nosso grupo há outras doze pacientes que estão passando por essas avaliações. Mas estamos na busca ativa por outras pacientes. Primeiro há uma triagem e uma consulta com a mastologista e o cirurgião”, explicou.
As mulheres mastectomizadas que queiram participar do programa Ame-se, podem procurar a Casa Rosa de Maceió para obter mais informações.
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
