Programa Aprendiz Inclusivo vai oferecer 520 vagas de emprego em Alagoas
Deputada Federal Tereza Nelma destinou emendas para a viabilização do Programa em AL

Gerar a oportunidade do primeiro emprego. Foi com esse objetivo que a deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL) destinou recursos na ordem de R$ 300 mil para serem investidos no Programa Jovem Aprendiz Inclusivo. A coordenadora Nacional do Programa Jovem Aprendiz Integrado, Mafra Meris, esteve em Maceió para apresentar o Programa Jovem Aprendiz Inclusivo que vai beneficiar, ainda nesse primeiro semestre, 120 jovens em Maceió dando oportunidades de emprego em lojas, shoppings, construtoras, entre outros segmentos.
De acordo com Mafra, o diferencial do Programa em relação a outras cidades é que em Maceió será dada oportunidade também para a pessoa com deficiência. Mas o Programa não fica somente em Maceió. Na segunda etapa serão beneficiados jovens de todo Estado, inclusive Arapiraca, totalizando mais 400 jovens que terão oportunidade do primeiro emprego. A emenda da Deputada para esta segunda etapa é de R$ 1 milhão.
A coordenadora do Programa explica que não existe um investimento do governo Federal para este fim e por isso a sensibilidade do parlamentar em destinar recursos representa a retirada dos jovens da miserabilidade.
"Quando um programa como esse chega numa cidade ele traz consigo desenvolvimento social, aumenta o IDH porque a gente trabalha com Educação e emprego formal, com direito a FGTS, férias e até conta na aposentadoria; ganha a comunidade mas também as empresas que não precisam fazer recrutamento e treinamento dos jovens. As empresas precisam a cada dez funcionários ter um aprendiz e com isso tem que pagar a qualificação e acabam preferindo pagar a multa por não atender a cota; então o Programa vem para oportunizar, abrir portas para os jovens e ofertar mão de obra qualificada para os empregadores”, destacou Mafra.
A deputada destaca a importância da responsabilidade do primeiro emprego. Ela defendeu a ideia de incluir a pessoa com deficiência.
"O inclusivo você vivencia; é importante trazer essas pessoas para o mercado de trabalho. Eu acredito que o emprego tira o jovem da situação de miséria, da marginalidade, porque eles só precisam de oportunidade. Eles querem viver felizes, querem contribuir para o desenvolvimento da sua cidade”, ressaltou Tereza Nelma.
Últimas notícias

Bandido mata jovem a tiros na zona rural de Delmiro Gouveia

Homem fica ferido após cair de motocicleta na BR-316 em Palmeira dos Índios

Segunda vítima encontrada em carro em Igaci morre no Hospital de Emergência do Agreste

Polícia apreende aparelho sonoro por causa de perturbação em Jundiá

Tentativa de feminicídio deixa mulher ferida no Jacintinho, em Maceió

Homem é preso após agredir recepcionista e danificar celular em clínica na Barra de São Miguel
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
