Política

Programa Aprendiz Inclusivo vai oferecer 520 vagas de emprego em Alagoas

Deputada Federal Tereza Nelma destinou emendas para a viabilização do Programa em AL

Por 7Segundos, com assessoria 09/02/2021 11h11 - Atualizado em 09/02/2021 12h12
Programa Aprendiz Inclusivo vai oferecer 520 vagas de emprego em Alagoas
Apresentação do Programa Jovem Aprendiz Inclusivo - Foto: Assessoria

Gerar a oportunidade do primeiro emprego. Foi com esse objetivo que a deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL) destinou recursos na ordem de R$ 300 mil para serem investidos no Programa Jovem Aprendiz Inclusivo. A coordenadora Nacional do Programa Jovem Aprendiz Integrado, Mafra Meris, esteve em Maceió para apresentar o Programa Jovem Aprendiz Inclusivo que vai beneficiar, ainda nesse primeiro semestre, 120 jovens em Maceió dando oportunidades de emprego em lojas, shoppings, construtoras, entre outros segmentos.

De acordo com Mafra, o diferencial do Programa em relação a outras cidades é que em Maceió será dada oportunidade também para a pessoa com deficiência. Mas o Programa não fica somente em Maceió. Na segunda etapa serão beneficiados jovens de todo Estado, inclusive Arapiraca, totalizando mais 400 jovens que terão oportunidade do primeiro emprego. A emenda da Deputada para esta segunda etapa é de R$ 1 milhão.

A coordenadora do Programa explica que não existe um investimento do governo Federal para este fim e por isso a sensibilidade do parlamentar em destinar recursos representa a retirada dos jovens da miserabilidade.

"Quando um programa como esse chega numa cidade ele traz consigo desenvolvimento social, aumenta o IDH porque a gente trabalha com Educação e emprego formal, com direito a FGTS, férias e até conta na aposentadoria; ganha a comunidade mas também as empresas que não precisam fazer recrutamento e treinamento dos jovens. As empresas precisam a cada dez funcionários ter um aprendiz e com isso tem que pagar a qualificação e acabam preferindo pagar a multa por não atender a cota; então o Programa vem para oportunizar, abrir portas para os jovens e ofertar mão de obra qualificada para os empregadores”, destacou Mafra.

A deputada destaca a importância da responsabilidade do primeiro emprego. Ela defendeu a ideia de incluir a pessoa com deficiência.

"O inclusivo você vivencia; é importante trazer essas pessoas para o mercado de trabalho. Eu acredito que o emprego tira o jovem da situação de miséria, da marginalidade, porque eles só precisam de oportunidade. Eles querem viver felizes, querem contribuir para o desenvolvimento da sua cidade”, ressaltou Tereza Nelma.