Educação

Sem recursos, Ufal alega que aguarda repasse do Ministério da Educação para pagamento de bolsas estudantis

Repasse do valor serve para manutenção dos estudantes em situação de Vulnerabilidade Social

Por 7Segundos 13/03/2021 12h12 - Atualizado em 13/03/2021 13h01
Sem recursos, Ufal alega que aguarda repasse do Ministério da Educação para pagamento de bolsas estudantis
UFAL - Foto: Reprodução

Alunos em situação de vulnerabilidade social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), têm vivido uma das fases mais difíceis desde o início da pandemia do novo Coronavírus, no Brasil. Após o atraso no repasse do valor voltado para manutenção dos estudantes no mês de fevereiro, o cenário se repete no mês de março. 

O recurso repassado pelo Ministério da Educação (MEC), é voltado para estes estudantes que não como manter-se na graduação sem ajuda. Todo processo para aquisição da bolsa estudantil, que garante além do recurso financeiro, o direito de fazer refeições no Restaurante Universitário que está fechado desde o início da pandemia, é bastante longo e sofrido para grande parte desses estudantes.

Para adquirir o direito ao recurso, os alunos precisam passar por uma série de análises que comprovam suas condições de  vulnerabilidade social, ainda assim, o valor não tem chegado a esses estudantes no prazo correto,  desde o início de 2021. 

Mesmo sabendo que a pandemia não acabou, a Universidade retornou as aulas de forma online, alunos que se inscreveram para receber chips com internet para acompanhar as aulas, também não receberam o produto, o que evidencia a enorme diferença entre os alunos que têm recursos para estudar, com aqueles que dependem da Instituição para fazer isso.

Nas redes sociais, a Universidade alegou que o atraso se deu devido a falta de repasse do recurso pelo Ministério da Educação e que os documentos para pagamento da bolsa ja foram enviados para o setor responsável.

Vale lembrar que até dezembro 2020, os estudantes em situação de vulnerabilidade social estavam recebendo além do valor da bolsa estudantil , um recurso para Auxiliar na Alimentação, em 2021 o auxílio foi cortado, sem previsão para retorno. As aulas, tiveram início no dia 22 de fevereiro.