É falso que eficácia da ivermectina no tratamento da Covid-19 tenha sido comprovada
Uso indiscriminado pode causar hepatite medicamentosa
Circula no WhatsApp uma mensagem com uma possível comprovação científica de que o uso do medicamento ivermectina é eficaz no tratamento e prevenção da Covid-19. As informações são falsas. Em publicação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que ainda são necessárias pesquisas para confirmar ou descartar descobertas e que, portanto, não há comprovação científica da eficácia.
A mensagem falsa apresenta como fonte o site “ivmmeta.com”, que, para especialistas ouvidos por vários sites de checagem de informação, como Estadão Verifica e Agência Lupa, não tem validade científica. “Saiu o randomizado da ivermectina, está aí a eficácia e a comprovação científica, para quem queria ‘ciência’ está aí: 90% de eficácia na profilaxia, 80% no tratamento precoce e 50% no tratamento tardio”, informa o conteúdo falso.
No entanto, a mais recente publicação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 11 de março de 2021, contendo um resumo de evidências de opções terapêuticas contra a Covid-19, afirma que “há uma certeza muito baixa das evidências” e que “a ivermectina pode não reduzir significativamente a mortalidade e provavelmente não melhora o tempo de resolução dos sintomas”. A OMS informa que pesquisas ainda são necessárias para confirmar ou descartar essas descobertas.
O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) fez, nesta terça-feira (23), um alerta sobre a propagação das informações falsas. O CRF lembra que a própria farmacêutica MSD (Merck Sharp and Dohme), que produz a ivermectina, já afirmou que ainda não há evidências sobre os benefícios do medicamento no tratamento da Covid-19.
O assunto é uma preocupação para o Conselho Regional de Farmácia porque esse tipo de compartilhamento de informações estimula a automedicação. “A automedicação é um problema no nosso país. A ivermectina é um antiparasitário de baixo potencial de toxicidade desde que ele seja indicado e usado da forma correta, contudo, o que se tem observado é uso indiscriminado deste medicamento e o resultado tem sido hepatite medicamentosa em alguns pacientes”, explica o presidente do CRF/AL, Robert Nicácio.
“A prevenção é seguir as medidas sanitárias de distanciamento social, de lavagem das mãos, de uso de álcool gel e de não aglomerar ”, acrescenta.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.
Últimas notícias
Duas motocicletas roubadas são encontradas desmanchadas em Arapiraca
Flávio Bolsonaro descumpre ordem de Moraes e não entrega passaporte à PF
Maragogi mantém tabu e rejeita o PT em disputas presidenciais desde 2010
Jovem se retrata após declarações discriminatórias durante comemoração política
Prefeitura reforça modernização da rede elétrica da UPA de Palmeira
PF cancela passaportes de Flávio Bolsonaro após decisão de Moraes
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
