Calendário com datas de vacinação para pessoas até 32 anos é falso
Definição das idades para vacinação depende da quantidade de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde e da população em cada faixa etária

Circula no WhatsApp um suposto calendário oficial com diversas datas para a vacinação contra a Covid-19 em Alagoas. O conteúdo é falso. As informações não foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A pasta informou que a vacinação depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde e da quantidade de pessoas em cada faixa etária.
A tabela, que circula tanto no formato de imagem quanto de documento, é intitulada de “atividades da vacinação pandemia da Covid-19” e apresenta cabeçalho com o nome da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas e a informação de que foi elaborada por Josivaldo Almeida. A secretaria informou que a pessoa citada no documento não é servidor da pasta e que não elaborou o calendário.
A Sesau esclarece que a tabela trata-se, novamente, de mais uma informação falsa disseminada nas redes sociais e que o cronograma de vacinação depende da chegada das doses ao estado.
“A Sesau reitera que a vacinação contra a Covid-19 tem seguido as orientações do Ministério da Saúde, conforme o planejamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI), responsável pelo envio de doses dos imunizantes para os estados. A definição das idades e grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19 ocorre mediante a quantidade de vacinas que o Estado recebe do Ministério da Saúde”, pontuou a Sesau.
O estado de Alagoas está em 4° lugar no Ranking Nacional de Registro de Utilização das Vacinas contra o novo coronavírus. São 364.092 doses dos imunizantes distribuídos para as Secretarias Municipais de Saúde, das 479.860 doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
Alagoas Sem Fake
A editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O objetivo é o combate à desinformação. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
