Caso Paulo Gustavo: Grupo Gay de AL denuncia líder da Assembleia de Deus
Nas redes sociais, pastor afirmou que ora pela morte do ator Paulo Gustavo
O Grupo Gay de Alagoas (GGAL) e demais instituições LGBTQIA +, defensoras dos direitos humanos, emitiu uma carta de repúdio contra as declarações do pastor José Olímpio — líder da Assembleia de Deus em Alagoas — em virtude de comentários discriminatórios proferidos ao ator Paulo Gustavo, internado há mais de um mês para tratar de complicações da Covid-19.
Segundo o GGAL, na próxima terça (20), as instituições farão um Boletim de Ocorrência (B.O.) contra o líder religioso. Em seguida, devem acionar o Ministério Público do Estado (MPAL) e a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) para mover uma ação civil pública em desfavor do braço direito do reverendo José Orisvaldo Nunes de Lima, presidente da Assembleia de Deus.
A declaração questionando os pedidos de orações pela recuperação de Paulo Gustavo, feita no Instagram de José Olímpio, repercutiu em todo o Brasil: “Esse é o ator Paulo Gustavo que alguns estão pedindo oração e reza. E você vai orar ou rezar? Eu oro para que o dono dele o leve para junto de si”, escreveu.
Após a repercussão negativa da publicação, o pastor a excluiu da rede social. Porém, prints já circulavam pela internet. A Assembleia de Deus de Alagoas não se manifestou sobre o caso até o momento.
CARTA DE REPÚDIO ÀS AGRESSÕES PROFERIDAS POR LÍDER RELIGIOSO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ALAGOAS
Instituições LGBTQIA + e outras defensoras de direitos humanos de todo o país, vem a público manifestar seu repúdio à agressão motivada por homofobia, escarrada pelo líder religioso da Assembleia de Deus em Alagoas - pastor José Olímpio, no dia de ontem, quinta-feira, 15/04 , na página oficial do Instagram do pastor.
O ato criminoso de violência, praticado por este líder religioso, contra o ator Paulo Gustavo, que se encontra internado em virtude de problemas de saúde causadas pelo COVID-19, problema sério de saúde pública e sanitária mundial, fere severamente não só Paulo, mas todas as vítimas da doença, a comunidade LGBTQIA +, classe artística e a todos os cidadãos que tenham bom senso e sintam empatia por seu próximo.
A intolerância e do conservadorismo, observados não apenas em crimes de ódio como este, mas também em discursos e práticas preconceituosas, presentes em diversas instâncias do cotidiano brasileiro atual, causam sérios problemas à ordem pública democrática deste país e entristece-nos saber que este não é um caso isolado, mas apenas um dos tantos casos de crimes motivados por homofobia e LGBTfobia no Brasil, como foi o atentado de ontem, 15 de abril de 2021, a honra de Paulo Gustavo e todos os cidadãos decentes e de caráter libido deste país.
É urgente que crimes como estes, motivados por homofobia, sejam enquadrados da tipificação da LGBTfobia , na lei de combate ao racismo, e que punições mais rigorosas sejam tomadas contra condutas homofóbicas e atos discriminatórios.
Fora o tratamento jurídico específico para tais crimes, reconhecendo sua especificidade, compreendemos ainda que apenas através da educação é que poderemos construir um país mais tolerante à diversidade sexual, de gênero, religiosa, de pensamento, política, étnica, social e cultural.
Por fim, manifestamos nosso apoio e solidariedade ao ator Paulo Gustavo e a todos que se sentiram feridos e magoados com a fala criminosa do pastor, ao mesmo tempo comunicamos oficialmente que medidas judiciais serão tomadas contra o pastor José Olímpio - líder religioso da Assembleia de Deus em Alagoas.
Maceió, 16 de abril de 2021.
Assinam esta carta:
Maceió, 16 de abril de 2021.
Assinam esta carta:
Nildo Correia - GGAL, CAERR - Kamila Emanuele , Givanildo Lima - ARTGAY/AL, Aliança Nacional LGBT - Toni Reis, Rede Gay Brasil - Fábio de Jesus, GGM - Messias Mendonça, INCVF/AL - Rosaly Damião) - INCVF, Movimento dos Povos das Lagoas - Isadora Padilha, Ticiane Simões - Ateliê Ambrosina, CAVIDA - Wilza Rosa, Marcelo Nascimento - Bacharel em Direito, ativista em Direitos Humanos e Fundador do Movimento LGBTI+ em Alagoas.
Últimas notícias
Capacitação dos novos guardas municipais da prefeitura de Matriz do Camaragibe reforça o cuidado com a nossa população
Como fazer as melhores compras nas datas comemorativas
Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável em Batalha
Polícia Civil reforça divulgação de imagens de suspeito de furto em supermercado de Maceió
Entrega de UBS no Distrito Poço: povoado recebe calçamento, iluminação de LED e a garantia de novas obras
SSP de AL monitora identificação de mortos em operação no Rio à procura de 'Nem Catenga', foragido e líder de facção
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
