Observatório da Ufal volta a registrar sinais de descontrole da Covid-19, em AL
Dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (19)

Na última semana o número de casos e óbitos por Covid-19 estavam reduzindo em Alagoas, mas de acordo com o Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para o Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), divulgado nesta segunda-feira (19), apontou um novo descontrole na transmissão do vírus.
Segundo o coordenador do Observatório, Gabriel Bádue, na 15ª Semana Epidemiológica (SE) de 2021, isto é, entre sábado (10) e ontem (18), foi observado o aumento de novos casos, óbitos e casos suspeitos, além da manutenção da alta taxa de ocupação hospitalar, que no caso dos leitos de UTI continua próxima à 90%.
Para o coordenador do Observatório, a 15ª SE mostra um retrocesso e preocupa. "A situação é grave. A ocupação de UTI só não ultrapassa 90% porque União dos Palmares é uma exceção", frisou.
O relatório mostra ainda que os óbitos continuam concentrados na capital, onde foram notificadas cerca de 55% das mortes registradas no período. Maceió e os municípios da Região Metropolitana (1ª RS) foram as localidades com maior taxa de óbitos na 15ª SE, seguidas por Arapiraca. As três registraram nesse período, respectivamente, 8,8, 6,6 e 5,6 mortes para cada 100 mil habitantes.
"A gente não consegue identificar causas. Os indicadores expressam que está ocorrendo um aumento na transmissão. Hipoteticamente, é factível acreditar que isso se dá pela ineficiência das atuais medidas de controle, já que aparentemente o fluxo de pessoas ainda é alto e percebe-se que ainda há um grande número de pessoas que não cumprem medidas básicas como o uso de máscaras", explicou Bádue sobre o retrocesso.
Indicadores demonstram a gravidade da atual situação, diz Observatório
Para o Observatório, a tendência de alta de casos e óbitos, e a elevada ocupação hospitalar são evidências do atual cenário de descontrole da transmissão do novo Coronavírus, "que não sendo revertido poderá causar o esgotamento do sistema de saúde que já apresenta indícios de saturação em algumas localidades".
"É imprescindível a aceleração da campanha de vacinação acompanhada da adoção das medidas de mitigação e supressão que têm como objetivo reduzir a circulação de pessoas com o objetivo de controlar a transmissão do novo Coronavírus", traz o documento.
Ocupação de leitos segue em alta
A ocupação de leitos de UTI segue em estabilização [alta], com uma média de 323 leitos ocupados nas últimas quatro semanas, que corresponde a uma taxa de ocupação média de 87%.
"Dos nove municípios que possuem leitos de UTI, sete apresentaram ocupação superior a 80% [ limite recomendado pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste (C4NE) para adoção de lockdown ]", disse Bádue.
Entre os municípios, Palmeira dos Índios e Penedo estavam com 100% de leitos ocupados, e Maceió e Arapiraca, que centralizam mais de 76% de todos os leitos de UTI do estado, estavam com 88% e 89% de ocupação, respectivamente.
Casos em investigação voltam a subir
Após quatro semanas seguidas de redução, o número de casos suspeitos, ou seja, em investigação laboral voltou a subir na 15ª SE, alcançando 11 mil no boletim epidemiológico do último sábado (17), correspondendo a um incremento de 16% em relação à semana anterior.
Veja também
Últimas notícias

Suspeito de homicídios no Jacintinho e em Maribondo é preso com drogas e munições em Maceió

Homem é preso após agredir vítima e proferir insultos homofóbicos no Benedito Bentes

Adolescente de 17 anos é apreendida após esfaquear homem no Conjunto Aprígio Vilela, em Maceió

Dupla armada rouba motocicleta em borracharia no bairro Santa Lúci

Filme ‘Antônia’ começa gravações em Penedo na próxima segunda, 15

Thaís Canuto reage a Renato Filho e denuncia fake news em Pilar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
