Defensor Público afirma que projeto de lei ainda põe em risco profissão de cobrador
O P.L. permite o acúmulo das funções do cobrador aos motoristas da capital alagoana
O defensor público, Otoniel Pinheiro, declarou que o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Maceió, que permite o acúmulo das funções do cobrador aos motoristas do transporte público, não garante a preservação do emprego dos cobradores da capital.
O novo projeto havia sido aprovado pela Câmara Municipal, e, posteriormente, vetado pelo prefeito JHC. Mas o veto foi derrubado pela Câmara.
Otoniel explicou que o projeto anterior apresentava três aspectos: “O primeiro aspecto proibia a acumulação tanto de motorista quanto de cobrador”, disse. “Então, o motorista não pode exercer a função de cobrador. O segundo aspecto proibia a demissão de cobradores. Não poderia haver demissão”. O terceiro aspecto, segundo ele, obrigava a empresa a fazer cursos de requalificação dos funcionários de forma gratuita.
No novo projeto, os aspectos que proibiam a demissão dos cobradores em decorrência do acúmulo e que obrigavam a requalificação gratuita foram deletados. “Ele não garante absolutamente nada de emprego, muito pelo contrário. Algo que era não vinculante à decisão do TST, virou agora vinculante, porque está na lei”, disse Otoniel.
O defensor ainda citou um vídeo em que o vereador Siderlane apresenta a garantia da preservação do emprego do cobrador no projeto vigente. Porém, se acordo com Otoniel, o trecho que o vereador usa é do projeto arquivado, e não o do novo.
“Então, as empresas de ônibus estão prontas e livres para fazer com que o motorista acumule a função de cobrador. E o pior disso, o pior disso é que o próprio TST [Tribunal Superior do Trabalho] disse que o motorista não iria ganhar nem um centavo a mais por acumular a função”, declarou Otoniel.
*Estagiário sob supervisão da editoria
Últimas notícias
 
            Caminhão vira na BR-101 e populares saqueiam carga no município de Joaquim Gomes
 
            Governo vai oferecer cursos gratuitos para tirar CNH, diz ministro Renan Filho
 
            Morre suspeito de tráfico que atirou em policial militar durante operação em Arapiraca
 
            CV planejou comprar drone com câmera térmica para vigiar a polícia à noite, diz investigação
 
            Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda
 
            Homem arromba casa da ex, pega faca na cozinha e a ameaça em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		