Hospital Universitário depende da Ufal para manter energia e funcionamento
Dois terços dos contadores do HU são compartilhados com a universidade, que, neste ano, ainda não teve condições de pagar uma conta de luz

Após a sanção do Orçamento Geral da União feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que cortou R$ 42 milhões da verba anual da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Hospital Universitário (HU) corre risco de corte de luz em meio à pandemia da Covid-19, uma vez que dois terços dos contadores da unidade de saúde são compartilhados com a Ufal, e a instituição não teve condições de pagar uma conta de energia neste ano.
A informação foi passada pelo reitor da universidade, Josealdo Tonholo, ao portal 7Segundos na quarta-feira (05), que lamentou a atual situação de corte e contingenciamento no orçamento, que, quando comparado ao de 2020, teve uma queda de mais de R$ 100 milhões. Na oportunidade, o professor afirmou que “se faltar sala, a gente dá aula embaixo da mangueira”.
“É possível que o serviço de luz seja suspenso. E é uma grande preocupação nossa. Caso aconteça, vai afetar bastante a saúde, pois temos vários pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em leitos com respirador. Estamos apurando a situação para tentarmos tomar as devidas providências”, lamentou o superintendente do HU, Célio Rodrigues.
Apesar do compartilhamento dos contadores com a Ufal, a parte oncológica funciona de maneira independente, e o resto da energia da unidade de saúde é administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada na época do governo da ex-presidente Dilma Rousseff.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
