Hospital Universitário depende da Ufal para manter energia e funcionamento
Dois terços dos contadores do HU são compartilhados com a universidade, que, neste ano, ainda não teve condições de pagar uma conta de luz
Após a sanção do Orçamento Geral da União feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que cortou R$ 42 milhões da verba anual da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Hospital Universitário (HU) corre risco de corte de luz em meio à pandemia da Covid-19, uma vez que dois terços dos contadores da unidade de saúde são compartilhados com a Ufal, e a instituição não teve condições de pagar uma conta de energia neste ano.
A informação foi passada pelo reitor da universidade, Josealdo Tonholo, ao portal 7Segundos na quarta-feira (05), que lamentou a atual situação de corte e contingenciamento no orçamento, que, quando comparado ao de 2020, teve uma queda de mais de R$ 100 milhões. Na oportunidade, o professor afirmou que “se faltar sala, a gente dá aula embaixo da mangueira”.
“É possível que o serviço de luz seja suspenso. E é uma grande preocupação nossa. Caso aconteça, vai afetar bastante a saúde, pois temos vários pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em leitos com respirador. Estamos apurando a situação para tentarmos tomar as devidas providências”, lamentou o superintendente do HU, Célio Rodrigues.
Apesar do compartilhamento dos contadores com a Ufal, a parte oncológica funciona de maneira independente, e o resto da energia da unidade de saúde é administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada na época do governo da ex-presidente Dilma Rousseff.
Últimas notícias
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Caminhão cai em ribanceira de cinco metros na Rota do Mar
Prefeitura de Arapiraca divulga nova data das provas do concurso da Educação
Árvore cai, atinge veículo estacionado e bloqueia rua no bairro do Prado
Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido no bairro Jardim Tropical, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
