Economia

Cerca de 28 mil empresas alagoanas podem ter os CNPJs cancelados

A inaptidão do CNPJ traz diversos efeitos negativos para o contribuinte

Por 7Segundos com Assessoria 14/05/2021 14h02 - Atualizado em 14/05/2021 16h04
Cerca de 28 mil empresas alagoanas podem ter os CNPJs cancelados
Receita Federal - Foto: Divulgação

Informações do Sebrae Alagoas apontam que cerca de 28 mil empresas no Estado podem ter seus CNPJs cancelados se não se regularizarem sua situação na Receita Federal.

As empresas optantes pelo Simples Nacional devem redobrar a atenção para evitar o cancelamento do CNPJ e ter a inscrição inapta. A Receita Federal intensificou as ações para declarar a inaptidão dos contribuintes que não entregaram as escriturações e as declarações nos últimos 5 anos.

O contribuinte deve entregar todas as escriturações fiscais e as declarações omitidas dos últimos 5 anos.

Se a inaptidão for decorrente de problemas cadastrais, como falta da comunicação de baixa, é preciso solicitar a correção de cadastro. Nesse caso, acesse o aplicativo Coletor Nacional no site da Receita Federal e preencha a Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCPJ).

A inaptidão do CNPJ traz diversos efeitos negativos para o contribuinte, como o impedimento de participar de novas inscrições; a possibilidade de baixa de ofício da inscrição; a invalidade da utilização da inscrição para fins cadastrais; a nulidade de documentos fiscais; e a responsabilização dos sócios pelos débitos de cobrança.

Inapta, a empresa perde a oportunidade de participar de concorrência pública e celebrar convênios, acordos, ajustes ou contratos que envolvam desembolso, a qualquer título, de recursos públicos. A inaptidão também impede a obtenção de incentivos fiscais e financeiros, e a realização de operações de crédito que envolvam a utilização de recursos públicos.