Presidente do TCE/AL comenta sobre indicação para conselheiro a ser feita por Renan Filho
Declarações foram feitas durante uma entrevista à Rede Antena7
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE), Otávio Lessa, foi o entrevistado da Rede Antena7, desta terça-feira (18). Na ocasião, o gestor comentou sobre a importância das fiscalizações tributárias e da possível vaga para conselheiro.
Inicialmente questionado sobre qual seria a função do Tribunal de Contas e qual a finalidade da sua existência, Otávio esclareceu se tratar de um órgão fiscalizador das despesas feitas pelos poderes públicos estaduais, municipais e judiciais.
“O Tribunal de Contas desempenha um papel muito importante na sociedade e em todo o Brasil. Nosso tribunal tem por obrigação técnica acompanhar todas as despesas feitas que no âmbito institucional, das prefeituras, do Estado, da Câmara, do tribunal do justiça e do MPE”, esclareceu
Ainda comentando sobre a finalidade da pasta e os possíveis atritos com os poderes públicos, Otávio esclarece não ser o “carrasco” de nenhum órgão público.
“O tribunal de contas não é nenhum carrasco, muito pelo contrário, nós somos parceiros de todos os gestores”, disse.
Já sobre a possível vaga de conselheiro a ser indicada pelo Governador Renan Filho (MDB). Conforme esclarecido na entrevista, o presidente do TCE informou se tratar de uma vaga aberta, que pode vir a ser definida pela indicação do Governo ou pela Justiça.
“A vaga está em aberto, então existe um questionamento. O governador entende que essa vaga seria ‘dele’, destinada. A indicação funciona assim, na constituição. Tem uma vaga de livre escolha, tem uma vaga que ele indica”, comentou.
Apesar do poder de decisão do executivo estadual, a Assembleia Legislativa, e uma decisão judicial também poderão influenciar na escolha do novo conselheiro, sem ainda ter sido anunciado um nome para ocupar o cargo.
Para Otávio, o único a se fazer no momento é aguardar os trâmites legais envolvendo a nomeação para o cargo. Em sua visão, a decisão judicial é quem deve decidir a vaga.
“Vamos esperar, porque a decisão judicial é quem vai decidir a vaga. Essa demanda tá no judiciário e vamos esperar porque ela vai decidir, porque não tem como a gente como fazer nada. É esperar o trâmite geral da justiça”, esclareceu.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
