Presidente do TCE/AL comenta sobre indicação para conselheiro a ser feita por Renan Filho
Declarações foram feitas durante uma entrevista à Rede Antena7
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE), Otávio Lessa, foi o entrevistado da Rede Antena7, desta terça-feira (18). Na ocasião, o gestor comentou sobre a importância das fiscalizações tributárias e da possível vaga para conselheiro.
Inicialmente questionado sobre qual seria a função do Tribunal de Contas e qual a finalidade da sua existência, Otávio esclareceu se tratar de um órgão fiscalizador das despesas feitas pelos poderes públicos estaduais, municipais e judiciais.
“O Tribunal de Contas desempenha um papel muito importante na sociedade e em todo o Brasil. Nosso tribunal tem por obrigação técnica acompanhar todas as despesas feitas que no âmbito institucional, das prefeituras, do Estado, da Câmara, do tribunal do justiça e do MPE”, esclareceu
Ainda comentando sobre a finalidade da pasta e os possíveis atritos com os poderes públicos, Otávio esclarece não ser o “carrasco” de nenhum órgão público.
“O tribunal de contas não é nenhum carrasco, muito pelo contrário, nós somos parceiros de todos os gestores”, disse.
Já sobre a possível vaga de conselheiro a ser indicada pelo Governador Renan Filho (MDB). Conforme esclarecido na entrevista, o presidente do TCE informou se tratar de uma vaga aberta, que pode vir a ser definida pela indicação do Governo ou pela Justiça.
“A vaga está em aberto, então existe um questionamento. O governador entende que essa vaga seria ‘dele’, destinada. A indicação funciona assim, na constituição. Tem uma vaga de livre escolha, tem uma vaga que ele indica”, comentou.
Apesar do poder de decisão do executivo estadual, a Assembleia Legislativa, e uma decisão judicial também poderão influenciar na escolha do novo conselheiro, sem ainda ter sido anunciado um nome para ocupar o cargo.
Para Otávio, o único a se fazer no momento é aguardar os trâmites legais envolvendo a nomeação para o cargo. Em sua visão, a decisão judicial é quem deve decidir a vaga.
“Vamos esperar, porque a decisão judicial é quem vai decidir a vaga. Essa demanda tá no judiciário e vamos esperar porque ela vai decidir, porque não tem como a gente como fazer nada. É esperar o trâmite geral da justiça”, esclareceu.
Veja também
Últimas notícias
CPMI cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus
Doze imóveis seguem interditados após explosão em São Paulo
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
