Polícia

Policial é condenado a três anos de prisão por traficar 185 tartarugas

Ainda segundo o Ministério do Meio Ambiente, das 185 tartarugas, 32 morreram

Por CNN Brasil 19/05/2021 18h06
Policial é condenado a três anos de prisão por traficar 185 tartarugas
Tartaruga - Foto: Reprodução/Web

O policial Nixon Alejandro P. D. foi condenado a três anos de prisão por traficar 185 filhotes de tartaruga gigante, espécie ameaçada de extinção, das Ilhas Galápagos, no Equador. De acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente do país, o policial também deverá pagar uma multa de US$ 639.100 (cerca de R$ 3,3 milhões) e apresentar um pedido público de desculpas por meio de um veículo de comunicação nacional.

Em março do ano passado, Nixon foi preso no aeroporto da ilha de Baltra com tartarugas do arquipélago, embrulhadas em plástico e dentro de uma mala. Conforme as investigações, o destino seria a a cidade de Guayaquil (sudoeste).

Ainda segundo o Ministério do Meio Ambiente, das 185 tartarugas, 32 morreram. Para o ministro do Meio Ambiente, Marcelo Mata, o julgamento em primeira instância do caso “abre um precedente em benefício da natureza, da fauna, da biodiversidade e, sobretudo, da honestidade que o planeta merece”.

“O tráfico de espécies protegidas é um golpe para a natureza que, desta vez, não pôde se efetuar, graças aos procedimentos implementados em coordenação com outras instituições”, disse o diretor do Parque Nacional de Galápagos (PNG), Danny Rueda. Segundo a agência AFP, os animais sobreviventes foram transferidos para o centro de reprodução em cativeiro da PNG.