Sancionada lei que amplia validade de prescrições para exame pré-natal
Legislação também facilita atendimento de gestantes e puérperas em internações. Texto foi aprovado pelo Congresso no fim de abril

Foi sancionada a lei que prorroga o prazo de validade de prescrições médicas e de pedidos médicos para a realização de exames de pré-natal e de acompanhamento do estado puerperal.
Durante a pandemia, a critério do médico, esses documentos poderão ser válidos durante todo o período da gravidez e/ou do puerpério em que foi realizada a prescrição ou o pedido. Também fica permitido o uso de formulários eletrônicos.
A legislação determina o acesso facilitado de gestantes e puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) a cuidados intensivos e à internação em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) durante a pandemia de Covid-19.
Tanto a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) quanto o Ministério da Saúde brasileiro recomendam atenção especial a grávidas e mães recentes durante a pandemia.
De autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o texto foi aprovado pela Câmara em março e pelo Senado, no fim de abril e enviado à sanção presidencial. Nenhum trecho foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
A lei foi publicada na edição desta quinta-feira (20/5) do Diário Oficial da União (DOU), com as assinaturas dos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.
Veja também
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
