Alagoas recebe mais 3 mil kits RT-PCR de identificação da Covid-19
Novos recursos somarão no combate a pandemia no estado

O Governo do Estado vai receber, nesta quinta-feira (3), do Ministério da Saúde (MS), uma remessa de 3 mil kits amplificação RT-PCR para detecção do novo coronavírus. Os kits serão enviados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para o Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e se somam aos insumos em estoque. O item é de repasse contínuo do governo federal, com reabastecimento periódico por parte da Coordenação Geral dos Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB).
A chegada de mais kits de amplificação RT-PCR contribui, efetivamente, para que o Lacen/AL continue com o importante trabalho de diagnóstico da doença. O gerente do laboratório, Anderson Brandão, destaca que são liberados 1.500 resultados de exame RT-PCR por dia.
“O envio dos insumos para amplificação do material genético de diagnóstico do vírus foi garantido pelo Ministério da Saúde. O ministério também nos comunicou que o fornecimento contínuo dos insumos será retomado a partir do dia 7 de junho. Os kits amplificação RT-PCR são importantes para este diagnóstico, tendo em vista que o Laboratório Central de Alagoas tem liberado, diariamente, 1.500 resultados de exames”, reforça Anderson Brandão.
Conforme consta no Boletim Epidemiológico da terça-feira (1°), o estoque de kits amplificação RT-PCR é de 1.800. O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, assegura que não existe falta de testes no Lacen/AL, mas que Alagoas aguarda o envio dos insumos pelo Ministério da Saúde.
“Houve uma pequena demora do repasse destes insumos porque o Ministério da Saúde nos comunicou sobre a necessidade de licitar para adquirir mais kits amplificação RT-PCR. Não houve prejuízos ao Lacen/AL, pois o laboratório tem liberado 1.500 resultados de exames todos os dias. É um trabalho muito importante que vem sendo realizado em Alagoas e não passamos por este risco de desabastecimento”, reforça o secretário Alexandre Ayres.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
