Meio ambiente

Casal aponta gestão anterior como culpada por despejo ilegal de esgoto

Companhia apresentou vistoria e documentos que comprovam insenção

Por 7Segundos 08/06/2021 10h10 - Atualizado em 08/06/2021 10h10
Casal aponta gestão anterior como culpada por despejo ilegal de esgoto
Corante utilizado para identificar irregularidades - Foto: Ascom Sedet

Após a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) multar a  Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) por despejo ilegal de esgoto, a Casal divulgou nesta terça-feira (08) documentos que comprovariam que o transtorno foi causa pela própria Prefeitura de Maceió, na gestão passada.

A multa, no valor de mais de R$ 80 mil, seria em virtude de um suposto lançamento de esgoto na praia de Ponta Verde, em Maceió, ocorrido em setembro de 2019.

De acordo com a Casal, na época, foram realizadas vistorias que comprovaram um rompimento da galeria de águas pluviais da própria Prefeitura Municipal, operada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a qual danificou a rede coletora de esgoto da Casal.

Após a danificação por parte da Secretaria, o esgoto passou para a galeria e chegou ao mar, segundo informações da Companhia.

"Lembramos ainda que, em 27 de setembro de 2019, após o trabalho de escavação e investigação da Casal ter chegado à verdade sobre o ocorrido, a própria Seminfra, que tem como responsabilidade a manutenção das galerias de águas pluviais e ciente do que estava exposto, prontamente enviou uma equipe ao local para reparar sua estrutura que estava danificada", explica.

Na nota divulgada, a Casal ainda questiona o fato de constar na multa que a Companhia “sequer teve o cuidado de manifestar-se nos autos a cerca da não autoria dos delitos a ela atribuídos”. A Casal ressaltou que a resposta foi protocolada na própria Sedet no dia 30 de setembro de 2019 e apresentou um documento comprovando.

Além disso, o mesmo documento teria sido enviado ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).