Secretário do Turismo de Maceió fala sobre retomada do setor na cidade
Ricardinho Santa Ritta foi entrevistado nesta terça-feira (08) no Na Mira da Noticia

Maceió é um dos destinos mais procurados do Brasil e do Mundo, mesmo em tempo de pandemia. E para falar sobre a situação do turismo na capital alagoana, o secretário de Turismo de Maceió, Ricardinho Santa Ritta, foi um dos entrevistados na noite desta terça-feira (08) do programa Na Mira da Notícia com Ângelo Farias da 96 FM.
O secretário trouxe para a conversa os impactos do fechamento do comércio local em meio a pandemia e ressaltou que os trabalhadores são os mais afetados "Do pequeno ao grande empreendedor desse setor, para todos isso tem sido desafiador. O turismo junto com o setor cultural e de eventos foram aos mais impactados. Em Maceió, assim como no Estado, mais de 38% do PIB é vocacionado do turismo. Então a cada R$100 que circulam na nossa economia local, 38 reais veio do turismo, do vendedor de amendoim, de pipoca, água de coco, suco e refrigerante que estão na orla de Maceió, mas em geral moram nos bairros de periferia. Esse impacto da falta de visitante também chega a esses lugares, não se limita apenas a orla, não existe privilégio de bairro nenhum. Um grande empreendedor de um hotel que tem 10 a 150 apartamentos e que possui em média 74% de ocupação anual como mostra os dados de 2019, agora marca de 25% a 30%. Toda uma cadeia econômica vem sendo altamente impactada", destacou.
Sobre a retomada do setor econômico, o Santa Ritta falou sobre o a chegada de novos turistas em meados de 2020 quando o governo do Estado permitiu a entrada de visitantes. "A gente tinha uma média de capacidade de visitantes em 2019 de 2.1 milhões de passageiros no aeroporto, 600 mil na rodoviária e 20 mil nos portos marítimos, também muitos vinham de carro, esses números cairam abruptamente. Hoje as linhas aéreas dizem que apenas 41% dos que voavam antes da pandemia estão voando hoje. Então é como se Alagoas tivesse recebendo um pouco menos de 1 milhão de visitantes, e esse impacto é metade da arrecadação que existia antes e não existe mais hoje", ressaltou.
O secretário ainda falou sobre auxílio que o município tem dado a essa parcela da população que vive do turismo. "A gente tem dois clientes, o interno que é o próprio trabalhador e operador de turismo e, o externo que é o visitante. Estamos mostrando ao visitante que a cidade está preparada com todos os protocolos de turismo responsáveis e seguros que o Ministério do Turismo certifica. Através do Fundo Geral do Turismo do Governo Federal, Alagoas já tem 35 milhões de reais no Banco do Nordeste à disposição do empresário para ele captar esse recurso. Nesse momento, temos que passar por esse rigoroso inverno e estamos ofertando crédito para assegurar o empreendedor local".
"Em Brasília nos reunimos para pensar esse momento em que as fronteiras internacionais estão fechadas e o turista não vai sair por exemplo de São Paulo, de Brasília, para ir para Argentina, Chile, para os Estados Unidos ou para Europa. Ele vai ter que viajar pelo Brasil e o nosso interesse com eses recursos é fazer com que o brasileiro conheça o Brasil, que o brasileiro redescubra esse país e a gente tem trabalhado muito isso. Para que o foco desse turismo seja regional" contribuiu o secretário.
Veja também
Últimas notícias

Homem diz que matou a namorada para a filha dela e acaba preso em Murici; Ele era foragido em PE

PGR recomenda policiamento em tempo integral na casa de Bolsonaro

Apesar da ligação com Bolsonaro, Alfredo Gaspar promete entregar relatório isento

Senado vota mudança na Ficha Limpa que pode reduzir tempo de inelegibilidade de políticos

Ecoboat retira mais de mil toneladas de lixo da lagoa Mundaú e praias de Maceió

Adolescentes fabricavam armas e planejavam massacre em escola no DF
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
