AL já registrou mais de 300 denúncias de violência contra o idoso em 2021
Dados são do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e compilam informações de janeiro a maio
Do dia primeiro de janeiro até 27 de maio de 2021, Alagoas registrou 307 denúncias de violência contra idosos. As informações são do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, realizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Nesta terça-feira, 15 de junho, é o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
Neste ano no estado foram 68 denúncias em janeiro; 52 em fevereiro; 78 em março; 57 em abril e 52 em maio. O número de protocolo de denúncias, ou seja, a quantidade de vezes que as pessoas buscaram a ouvidoria para registrar uma queixa, foi de 284. Vale lembrar que um protocolo pode conter mais de uma.
Ao todo, foram contabilizadas 1.234 violações, que são qualquer fato que atente ou viole os direitos humanos de uma vítima, como por exemplo: maus-tratos, exploração sexual, tráfico de pessoas. Entre os cinco primeiros meses do ano, março foi o que teve mais registros de queixas (78), violações (299) e protocolos (69).
Das 307 denúncias, 64,82% das vítimas são mulheres; 28,34% homens; e 6,84% não tinham sexo definido. Já em relação aos suspeitos, 45,8% são do sexo masculino; 38,46% do feminino; e 15,73% não definido.
Os lugares mais comuns onde as denúncias e violações ocorrem são a casa onde vive a vítima e o suspeito, com 167 e 740, respectivamente; e a residência do idoso, com 110 e 403, respectivamente.
Data e denúncias
O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi reconhecido, de maneira oficial, pela Assembleia Geral das Nações Unidas há 10 anos, depois de um pedido da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a data em junho de 2006.
As denúncias de maus-tratos contra os idosos podem ser feitas pelo Disque 100. As queixas também podem ser realizadas pelo aplicativo Direitos Humanos, disponível de graça. Além disso, ainda tem o número de WhatsApp do ministério: (61) 99656-5008.
Caso seja necessário ir a um posto policial, o denunciante pode ir a uma delegacia especializada na proteção ao idoso. Se o município não tiver uma, é possível procurar qualquer outra.
Ainda pode ser acionado o número 190 (Polícia Militar), para situações de risco iminente; ou o 192 para acionar socorro urgente, quando for o caso.
Últimas notícias
Acusado de furtar veículo é rendido pela própria vítima em Arapiraca
[Vídeo] Operação da PF cumpre mandados em Arapiraca contra tráfico internacional de drogas
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
