Burger King Brasil faz campanha sobre comunidade LBTQIA+ e gera polêmica nas redes
Rede de restaurantes fast food fez publicação sobre Dia Internacional do Orgulho Gay
Uma campanha lançada pela rede de fast food Burger King na última quarta-feira (24) sobre a comunidade LGBTQIA+ repercutiu na Internet em meio a críticas, apoio e até mesmo comentários preconceituosos.
O material, lançado nos canais do restaurante em plataformas como Instagram e Twitter, foi preparado por conta do Dia Internacional do Orgulho Gay. A data é comemorada todo dia 28 de junho.
BURGUER KING
Em vídeo, pais acompanham crianças e adolescentes enquanto eles falam as visões diante de assuntos como homossexualidade e famílias LGBTQIA+.
Para complementar a campanha, o site do Burger King também alterou as cores oficiais, além de que o mesmo foi feito nos perfis das redes sociais. O site oficial, inclusive, ainda traz relatos de funcionários da rede que são parte da comunidade.
VÍDEO CURTO
Criado em apoio com a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT) e junto do coletivo Mães Pela Diversidade, o vídeo curto mostra várias crianças pontuando que a orientação sexual não é uma característica importante das pessoas.
"Se eles conseguem, você consegue", diz o vídeo, que já ultrapassou a marca de 72 mil curtidas apenas em uma rede social.
Além dele, O Burger King ainda lançou cartilha com dicas e instruções para quem deseja conhecer mais sobre o tema. A produção também ocorreu em parceria com o 'Mães Pela Diversidade' e pode ser encontrada no site oficial da marca.
REAÇÕES OPOSTAS
Na Internet, diversos usuários ressaltaram a importância de campanhas semelhantes. Muitos pontuaram que é necessário esclarecer questões pertinentes à comunidade, como uma forma de encerrar o ciclo de preconceito existente em solo brasileiro.
Foto: reprodução/Twitter
No entanto, comentários depreciativos também se espalharam nas redes sociais após a divulgação. No Twitter, por exemplo, a hashtag #BugerKingLixo viralizou, trazendo mensagens duras em relação ao comercial.
Em diversas publicações, internautas chegaram a definir a gravação como "falta de respeito" e uma forma de "destruição da infância". Nesse caminho, muitos chegaram a proferir ataques contra as lojas e boicote à empresa.
Foto: reprodução/Twitter
POSICIONAMENTO DO BURGER KING
Em entrevista ao portal UOL, a marca se posicionou sobre as críticas recebidas, afirmando que não deve alterar a publicação original.
O comunicado ainda apontou que nenhum preconceito será tolerado e "todas as pessoas são bem-vindas" nas franquias da empresa.
"O desenvolvimento da campanha 'Como Explicar', voltada e pensada especificamente para o público adulto, contou com a curadoria de especialistas em psicologia para garantir o uso de uma linguagem adequada, bem como uma consultoria de diversidade e das ONGS Mães pela Diversidade e APOLGBT", completou a nota.
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