Saúde

Após envio de vacinas, secretário de saúde fala da necessidade de mais doses

Secretário comentou sobre a distribuição das doses nos municípios alagoanos

Por 7Segundos com Tv Pajuçara 08/07/2021 16h04 - Atualizado em 08/07/2021 16h04
Após envio de vacinas, secretário de saúde fala da necessidade de mais doses
Alexandre Ayres - Foto: Reprodução/Web

Alagoas recebe no final da tarde desta quinta-feira (8), 35 mil novas doses de imunizantes para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus, em Maceió e em todas as cidades do interior.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, repercutiu a chegada dessa nova remessa de imunizantes e afirmou se tratar de uma contribuição importante para a vacinação do grupo de mulheres gestantes.

“Importante a retomada da vacinação das gestantes e das puérperas, especificamente com essas doses de Pfizer e de CoronaVac. Estou em reunião com a minha equipe para gente fazer essa distribuição assim que as doses chegarem a Alagoas”, afirmou.

A distribuição das vacinas é realizada de forma imediata pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), contudo segundo pontuou Ayres o trabalho prestado pela pasta precisa estar sempre sustentado pelas ações do Ministério da Saúde.

“Essas doses vão chegar e o Ministério da Saúde precisa mandar mais doses. A gente precisa seguir avançando e a gente precisa aproveitar esse momento. A gente tem cobrado do Ministério, a gente tem cobrado esse retorno”, afirmou.

Com a chegada das vacinas, a expectativa na redução do número de leitos também vem aumentando. Conforme explicou o secretário, Maceió já se encontra abaixo dos 60% de UTIs ocupadas, contudo, este número não representa um salvo conduto.

“A tendência, como a gente já esperava, era que no mês de julho com a aceleração da vacinação a gente tivesse essa diminuição. Alagoas mais uma vez superou uma onda da pandemia sem colapsar, mas hoje estamos já meio que estabilizados, abaixo de 70%, Maceió já está abaixo de 60%. Isso não pode ser um salvo conduto, a gente continua em pandemia, a população precisa continuar usando máscara e evitando aglomerações”, disse.

AMA


Questionado sobre o posicionamento da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) de obrigar as pessoas que desejam escolher qual vacina irão tomar nos dias de imunização, o secretário Ayres disse estar de acordo com as medidas propostas.

Segundo apresentou a AMA, os interessados em escolher qual vacina tomar deverão retornar para o final da fila.
“Olha eu vi essa manifestação da AMA, acho coerente e já que a gente não pode contar com a consciência espontânea a gente precisa forçar, a partir destas decisões punitivas, para que não haja esse egoísmo. Não é justo, a autorização do ministério da saúde que seja utilizada as CoronaVac demonstra que todas as vacinas têm sua eficácia comprovada", comentou Ayres.