Após envio de vacinas, secretário de saúde fala da necessidade de mais doses
Secretário comentou sobre a distribuição das doses nos municípios alagoanos
Alagoas recebe no final da tarde desta quinta-feira (8), 35 mil novas doses de imunizantes para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus, em Maceió e em todas as cidades do interior.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, repercutiu a chegada dessa nova remessa de imunizantes e afirmou se tratar de uma contribuição importante para a vacinação do grupo de mulheres gestantes.
“Importante a retomada da vacinação das gestantes e das puérperas, especificamente com essas doses de Pfizer e de CoronaVac. Estou em reunião com a minha equipe para gente fazer essa distribuição assim que as doses chegarem a Alagoas”, afirmou.
A distribuição das vacinas é realizada de forma imediata pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), contudo segundo pontuou Ayres o trabalho prestado pela pasta precisa estar sempre sustentado pelas ações do Ministério da Saúde.
“Essas doses vão chegar e o Ministério da Saúde precisa mandar mais doses. A gente precisa seguir avançando e a gente precisa aproveitar esse momento. A gente tem cobrado do Ministério, a gente tem cobrado esse retorno”, afirmou.
Com a chegada das vacinas, a expectativa na redução do número de leitos também vem aumentando. Conforme explicou o secretário, Maceió já se encontra abaixo dos 60% de UTIs ocupadas, contudo, este número não representa um salvo conduto.
“A tendência, como a gente já esperava, era que no mês de julho com a aceleração da vacinação a gente tivesse essa diminuição. Alagoas mais uma vez superou uma onda da pandemia sem colapsar, mas hoje estamos já meio que estabilizados, abaixo de 70%, Maceió já está abaixo de 60%. Isso não pode ser um salvo conduto, a gente continua em pandemia, a população precisa continuar usando máscara e evitando aglomerações”, disse.
AMA
Questionado sobre o posicionamento da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) de obrigar as pessoas que desejam escolher qual vacina irão tomar nos dias de imunização, o secretário Ayres disse estar de acordo com as medidas propostas.
Segundo apresentou a AMA, os interessados em escolher qual vacina tomar deverão retornar para o final da fila.
“Olha eu vi essa manifestação da AMA, acho coerente e já que a gente não pode contar com a consciência espontânea a gente precisa forçar, a partir destas decisões punitivas, para que não haja esse egoísmo. Não é justo, a autorização do ministério da saúde que seja utilizada as CoronaVac demonstra que todas as vacinas têm sua eficácia comprovada", comentou Ayres.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
