Secretário da Fazenda diz que “Reforma do Imposto de Renda” será prejudicial aos Estados
George Santoro conversou com o 7Segundos sobre o polêmico texto que tramita na Câmara

A reforma tributária do Imposto de Renda das empresas, pessoas físicas e investimentos, apresentada pelo relator na Câmara, deputado Celso Sabino (PSDB-BA) causa polêmica entre os Estados. O 7segundos conversou com exclusividade com o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, sobre o impacto nos cofres alagoanos.
Para o chefe de uma das pastas mais importantes, a reforma do imposto de renda propõe uma mudança em que vai gerar uma grande perda de arrecadação no fundo de participação dos estados e no fundo de participação dos municípios, porque o imposto de renda é base de arrecadação desses dois fundos constitucionais.
“Com essa mudança, que concentra recursos no governo federal e o ônus todo da bondade que o governo federal está fazendo de abrir mão de receitas vai ser custeado basicamente por estados e municípios do país, principalmente os do Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, disse.
O Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal) estimou que as mudanças feitas pelo relator provocarão perdas de R$ 27,4 bilhões ao estados e municípios em 2023. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) calcula que a perda exata de receita dos municípios será R$ 13,1 bilhões.
Na visão do secretário, a proposta, no modelo que está, vai acarretar sérios prejuízos financeiros para os estados e municípios, no qual os municípios serão ainda mais afetados. “É uma decisão que não avaliou adequadamente as repercussões econômicas”.
Santoro completou: “Além disso, existe outro problema que é o desbalanceamento da federação em que há uma concentração cada vez mais excessiva de recursos na mão do governo federal em detrimento de quem, a fim e a cabo, presta serviços à população que são os municípios e os estados brasileiros”.
Últimas notícias

Após repercussão de exoneração, Defensoria Pública anuncia novo defensor para atuar em caso Braskem

Samu promove mais um curso de manejo de vias aéreas pediátricas para profissionais que atuam no suporte básico
![[Vídeo] Criança de 6 anos aparece na escola com marca de 'chinelada' no rosto e pai é preso](https://img.7segundos.com.br/4MHU8vffCF9Hkuq-JY_q1HuOeSU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-07-at-115057.jpeg)
[Vídeo] Criança de 6 anos aparece na escola com marca de 'chinelada' no rosto e pai é preso

Associação Master Alagoana de Basquetebol é reconhecida como Embaixadora do Turismo em Alagoas

Arapiraca realiza nova etapa do Concurso para Guarda Municipal; Yale Fernandes anuncia logística de provas

Família procura por jovem com transtornos mentais desaparecido em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
