Educação

Renan Filho e Rafael Brito promovem pactuação 2021 do Programa Escola 10

Evento aconteceu no Palácio República dos Palmares

Por 7Segundos 02/08/2021 12h12 - Atualizado em 03/08/2021 09h09
Renan Filho e Rafael Brito promovem pactuação 2021 do Programa Escola 10
Pactuação 2021 do Programa Escola 10 - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

O governador Renan Filho (MDB) e o secretário da Educação, Rafael Brito, promoveram, na manhã desta segunda-feira (02), a pactuação 2021 do programa Escola 10 com os municípios alagoanos. A cerimônia aconteceu no Palácio República dos Palmares, em Maceió, e contou com a presença de prefeitos alagoanos.

Em coletiva à imprensa, Renan Filho ressaltou a importância do Programa Escola 10 - criado em 2017 como uma proposta de articulação com os municípios para a melhoria da qualidade da educação em Alagoas.

"Esse é sem dúvida um dos principais programas do governo de Alagoas. O primeiro programa que foi capaz de movimentar a qualidade da educação. Alagoas, durante muito tempo, patinou entre as últimas posições do país em qualidade da educação. Nos últimos anos tivemos um crescimento vertiginoso. Saímos da última posição no ensino médio, crescemos para 13º e no último Ideb crescemos para 16º", enfatizou o governador.

O regime de colaboração entre governo e municípios firmam compromissos para as duas esferas, o que inclui ações para o aumento do nível de proficiência dos estudantes do ensino fundamental em Língua Portuguesa e Matemática e da taxa de participação na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) bem como para a redução das taxas de abandono, reprovação e distorção idade/série (atraso escolar).

"Sobretudo agora, em tempos de pandemia, espera-se que alguns estados caíam, o que significa se nós continuarmos crescendo vamos ganhar mais posições em nível nacional, o que será um grande alento para o nosso povo que passou boa parte da sua vida ouvindo de todo mundo que a educação de Alagoas era a pior do Brasil", completou o governador.

O pacote inclui os programas Vem que dá Tempo, que estimula a retomada da escolaridade para o público acima de 18 anos, e o Criança Alfabetizada, que busca a alfabetização das crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental.

"Alagoas historicamente - de uma forma muito difícil para a sociedade - alcançou um dos piores lugares no ranking nacional e graças ao apoio dos municípios de Alagoas a gente conseguiu, em 2019, ser o estado com maior crescimento do país. A ideia é que com essa pactuação de hoje, a gente continue melhorando os nossos números. Há uma estimativa de que 800 mil pessoas em Alagoas possam reunir as condições de fazer essa prova pra que a gente possa certificá-las no ensino fundamental. Isso é importante, porque mexerá em números históricos estado de Alagoas e permitirá que essas pessoas possam se matricular no EJA do ensino médio", informou o secretário da Educação.

Na ocasião, houve ainda homenagem aos municípios que alcançaram a meta estipulada pela Secretaria de Educação (Seduc) para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2019.