Covid -19

Com medo da variante delta, idosos que não se vacinaram correm para os postos

Apesar da etapa de imunização dos prioritários já ter passado, muitos ainda não tomaram a vacina

Por 7Segundos 11/08/2021 10h10 - Atualizado em 11/08/2021 10h10
Com medo da variante delta, idosos que não se vacinaram correm para os postos
Senhora de 48 anos disse que não se vacinou devido a um princípio de pneumonia - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

Após a divulgação dos dois primeiros casos da variante delta em Alagoas, idosos que ainda não tomaram a vacina contra a Covid-19 começaram a ir aos postos de vacinação em busca da 1ª dose do imunizante. Apesar da etapa de vacinação para grupos prioritários já ter passado, muitos não conseguiram ou optaram por não se imunizar.

A dona Marileide Amorim dos Santos, de 48 anos, afirmou que não se vacinou devido a um princípio de pneumonia. “Eu estava me tratando primeiro para depois vir me tratar”, disse.

Já o carroceiro Luiz de Lima, disse que apesar da etapa de vacinação da sua faixa etária já ter passado, ele só foi se vacinar porque todos também estavam indo. “Eu vim porque tá todo mundo tá tomando”. Ainda segundo o idoso, durante o período de imunização dos grupos prioritários, ele estava em uma viagem no interior.

Nessa terça-feira (10), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, disse que um dos infectados com a variante delta em Alagoas foi um idoso, de 63 anos, que se recusou a tomar a vacina contra a Covid-19.

"O cidadão de 63 anos de Maceió, que foi o primeiro caso detectado ontem, não tinha se vacinado. Ele tinha optado por não se vacinar. Por sorte, os sintomas, mesmo com a variante, foram pequenos e ele está fora de qualquer risco. O de Palmeira dos Índios, de 24 anos, também está bem, fora de perigo", informou o secretário.

Vale ressaltar que, é importante que a população siga respeitando as medidas de segurança contra a Covid-19, fazendo uso da máscara, do álcool em gel 70%, bem como evitando grandes aglomerações. Também é preciso que as pessoas não deixem de tomar as duas doses da vacina contra o coronavírus.

Variante Delta


Identificada na Índia há sete meses, a variante delta é uma versão do novo coronavírus, com mutações que a tornaram mais eficiente para invadir as células humanas, o que acelera o ciclo de replicação e transmissão.

A variante pode causar a reinfecção em quem já teve a doença e de poder escapar da proteção até em quem já se vacinou, embora com menor intensidade.