Geral

Idosa de 102 anos vive em situação de completo abandono em Maceió

Maria Izabel dos Santos não tem mais contato com os filhos

Por 7Segundos com Ascom SSP 12/08/2021 10h10 - Atualizado em 12/08/2021 10h10
Idosa de 102 anos vive em situação de completo abandono em Maceió
Casa onde Maria Izabel dos Santos mora - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

Uma idosa de 102 anos de idade está em situação de abandono por parte de sua família. Maria Izabel dos Santos mora sozinha no bairro da Jatiúca, em Maceió, e estaria sem ver e tampouco ouvir, por conta de sua idade avançada.

De acordo com as informações repassadas por seus vizinhos, a mulher morava com o seu marido, porém ele veio a falecer. Seus filhos e seus netos seriam moradores do Rio de Janeiro e não manteriam contato com a idosa.

A doméstica Cláudia Gomes, de 48 anos, relatou que Maria Izabel teria inclusive quebrado um de seus braços por conta de uma queda. “Ela caiu e quebrou o braço e desse braço aconteceram outras coisas. Ela andava, ia para o banheiro, fazia as coisas sozinhas, mas depois da queda ela teria sido internada”, relatou.

Em decorrência da sua situação, a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Chefia de Prevenção, o 1º Batalhão da Polícia Militar, a Base Comunitária de Segurança do Vergel do Lago e a Secretaria de Municipal de Assistência Social (SEMAS) foram acionadas para realizar o resgate da senhora.

A força tarefa realizou o resgate atendendo a um pedido do Ministério Público do Estado (MPE), para acompanhar a situação de abandono em que a idosa se encontrava. A residência não proporcionava nenhum tipo de conforto e segurança que uma pessoa de 102 anos necessita. Ela sobrevivia somente da ajuda de vizinhos, já que a família não prestava o mínimo de cuidados.

O banheiro, por exemplo, estava em péssimas condições, assim como o quarto onde a idosa foi encontrada. Ela estava em uma cama em situação bem debilitada e as equipes constataram que ela não estava se alimentando e precisava de atendimento médico.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou os primeiros atendimentos. Logo em seguida, a idosa foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE), para realização de exames e outros cuidados. Após receber alta, ela será encaminhada a um abrigo de idosos.