Apenas uma dose é ineficaz contra variante Delta; procura ainda é baixa em Maceió
De acordo com um novo estudo, há uma redução significativa na proteção contra o vírus
Um novo estudo publicado pela revista científica New England Journal of Medicine nesta quinta-feira (12) comprovou o comprometimento de até 15% da eficácia na proteção das vacinas Pfizer e AstraZeneca perante a aplicação de somente uma única dose dos imunizantes, contra a variante Delta da Covid-19.
Essa redução coloca em risco os 540.518 alagoanos que receberam somente a primeira dose das vacinas em Maceió. Segundo os dados levantados pelo vacinômetro, apenas 218.474 pessoas completaram a segunda etapa do processo de imunização.
O estudo proposto pelos pesquisadores da New England Journal avaliou dados de 150 mil pessoas após as duas etapas da vacinação e concluíram que a proteção induzida contra a variante Delta está próxima a atingida pela cepa Alfa. Contudo, essa defesa só ocorre após a aplicação das duas doses.
Enquanto isso, a capital alagoana segue registrando baixos números com relação à segunda dose das vacinas. Em Maceió, os grupos com o maior número de pessoas a terem completado o ciclo vacinal são os trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais, com 45.984 aplicações e o grupo de idosos a partir dos 60 anos, com 113.319 pessoas.
Em comparação, os grupos a terem registrado a menor aplicação da segunda dose são os de pessoas em situação de rua, com 287 e o da população privada de liberdade, tendo registrado 285 ciclos completos.
Com dois casos da variante Delta já confirmados em Alagoas, a preocupação para se completar o ciclo vacinal aumenta, pois conforme demonstrou a pesquisa, a proteção oferecida por uma única dose do imunizante da Pfizer apresentou uma queda de 93,7% enquanto somente uma dose da AstraZeneca apresentou uma redução de 74,5%, se fazendo necessário a aplicação da sua dose complementar.
Veja também
Últimas notícias
Feriadão da Consciência Negra: Hemoal com escala especial para doação de sangue
Alagoas adere ao PROPAG para renegociar dívidas e reestruturar finanças estaduais
Vídeo vazado com depoimento da filha do médico morto em Arapiraca será alvo de investigação
Governo de Alagoas cria comissão organizadora para concurso público da Uneal
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
