Apenas uma dose é ineficaz contra variante Delta; procura ainda é baixa em Maceió
De acordo com um novo estudo, há uma redução significativa na proteção contra o vírus
Um novo estudo publicado pela revista científica New England Journal of Medicine nesta quinta-feira (12) comprovou o comprometimento de até 15% da eficácia na proteção das vacinas Pfizer e AstraZeneca perante a aplicação de somente uma única dose dos imunizantes, contra a variante Delta da Covid-19.
Essa redução coloca em risco os 540.518 alagoanos que receberam somente a primeira dose das vacinas em Maceió. Segundo os dados levantados pelo vacinômetro, apenas 218.474 pessoas completaram a segunda etapa do processo de imunização.
O estudo proposto pelos pesquisadores da New England Journal avaliou dados de 150 mil pessoas após as duas etapas da vacinação e concluíram que a proteção induzida contra a variante Delta está próxima a atingida pela cepa Alfa. Contudo, essa defesa só ocorre após a aplicação das duas doses.
Enquanto isso, a capital alagoana segue registrando baixos números com relação à segunda dose das vacinas. Em Maceió, os grupos com o maior número de pessoas a terem completado o ciclo vacinal são os trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais, com 45.984 aplicações e o grupo de idosos a partir dos 60 anos, com 113.319 pessoas.
Em comparação, os grupos a terem registrado a menor aplicação da segunda dose são os de pessoas em situação de rua, com 287 e o da população privada de liberdade, tendo registrado 285 ciclos completos.
Com dois casos da variante Delta já confirmados em Alagoas, a preocupação para se completar o ciclo vacinal aumenta, pois conforme demonstrou a pesquisa, a proteção oferecida por uma única dose do imunizante da Pfizer apresentou uma queda de 93,7% enquanto somente uma dose da AstraZeneca apresentou uma redução de 74,5%, se fazendo necessário a aplicação da sua dose complementar.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
