Escolas estaduais retomam aulas presenciais; secretário fala sobre atividades
Atividades acontecem em formato híbrido, com atividades presenciais e não presenciais

Após um ano e meio com as atividades presenciais suspensas devido a pandemia da Covid-19, as aulas na rede estadual de ensino retornaram nesta segunda-feira (16). A retomada acontece em formato híbrido, com atividades presenciais e não presenciais e a presença em sala de aula de 50% dos estudantes em cada turma. O revezamento dos alunos será semanal.
Durante entrevista para o Balanço Geral, da TV Pajuçara, o secretário de Estado de Educação, Rafael Brito, falou sobre como está sendo essa retomada. “Algumas pessoas, com razão, ainda sofrem em estar expostas ao risco da Covid-19. Hoje há uma curva que permite o retorno, todos os outros estados do país já estão voltando até o final de agosto. O Brasil foi um dos países em que a educação parou de forma presencial por mais tempo, então tinha todos esses desafios para que a gente pudesse corrigir o rumo e trazer de volta os nossos jovens.”
O secretário também destacou que o objetivo agora é buscar o aprendizado perdido. “Agora é acelerar o aprendizado, e tentar fazer com que a gente vire essa página da covid na educação.”
Alagoas foi um dos primeiros estados do país a iniciar a imunização de todos os servidores da educação. “Quem atendeu o chamado no início da vacinação já tomou sua segunda dose dentro do ciclo normal. Quem não atendeu esse chamado, o governador Renan Filho e a Secretaria de Saúde disponibilizaram vacina para as prefeituras adiantarem a segunda dose desses profissionais. Alguns municípios atenderam a isso, outros não”, disse Rafael.
Por fim, o secretário destacou que avolta às aulas não está diretamente ligada à vacinação, já que diversos estados e municípios retomaram suas atividades muito antes da vacinação de servidores. "A Educação é muito maior que isso. A sociedade precisa entender que os danos a Educação já foram grandes demais, e é hora de deixar as dificuldades de lado e focar no bem maior da sociedade que é, nesse momento, a volta da Educação."
Conforme a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), as unidades de ensino devem seguir protocolos e normas de prevenção contra a Covid-19.
Veja também
Últimas notícias

Em Alagoas, Virginia Fonseca canta 'música do tigrinho' após depor na CPI das Bets

Fortes chuvas provocam naufrágio de três embarcações na Ponta Verde

Motorista colide violentamente contra poste no Conjunto José Tenório

Dois homens são baleados e morrem na praia da Barra Nova neste domingo

Chuva intensa provoca interdições e deixa moradores desalojados em Maceió

JHC e o Rodrigo Cunha acompanham trabalho da Defesa Civil em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
