Escolas estaduais retomam aulas presenciais; secretário fala sobre atividades
Atividades acontecem em formato híbrido, com atividades presenciais e não presenciais
Após um ano e meio com as atividades presenciais suspensas devido a pandemia da Covid-19, as aulas na rede estadual de ensino retornaram nesta segunda-feira (16). A retomada acontece em formato híbrido, com atividades presenciais e não presenciais e a presença em sala de aula de 50% dos estudantes em cada turma. O revezamento dos alunos será semanal.
Durante entrevista para o Balanço Geral, da TV Pajuçara, o secretário de Estado de Educação, Rafael Brito, falou sobre como está sendo essa retomada. “Algumas pessoas, com razão, ainda sofrem em estar expostas ao risco da Covid-19. Hoje há uma curva que permite o retorno, todos os outros estados do país já estão voltando até o final de agosto. O Brasil foi um dos países em que a educação parou de forma presencial por mais tempo, então tinha todos esses desafios para que a gente pudesse corrigir o rumo e trazer de volta os nossos jovens.”
O secretário também destacou que o objetivo agora é buscar o aprendizado perdido. “Agora é acelerar o aprendizado, e tentar fazer com que a gente vire essa página da covid na educação.”
Alagoas foi um dos primeiros estados do país a iniciar a imunização de todos os servidores da educação. “Quem atendeu o chamado no início da vacinação já tomou sua segunda dose dentro do ciclo normal. Quem não atendeu esse chamado, o governador Renan Filho e a Secretaria de Saúde disponibilizaram vacina para as prefeituras adiantarem a segunda dose desses profissionais. Alguns municípios atenderam a isso, outros não”, disse Rafael.
Por fim, o secretário destacou que avolta às aulas não está diretamente ligada à vacinação, já que diversos estados e municípios retomaram suas atividades muito antes da vacinação de servidores. "A Educação é muito maior que isso. A sociedade precisa entender que os danos a Educação já foram grandes demais, e é hora de deixar as dificuldades de lado e focar no bem maior da sociedade que é, nesse momento, a volta da Educação."
Conforme a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), as unidades de ensino devem seguir protocolos e normas de prevenção contra a Covid-19.