Ministério de Desenvolvimento Regional reconhece situação de emergência em municípios de Alagoas
Trinta e oito municípios estão na lista de assistência da Operação Carro Pipa

Hoje (30), foi reconhecida, pelo Ministério de Desenvolvimento Regional, no Diário Oficial, a situação de emergência por conta da estiagem em 38 municípios, decretada pelo Governo de Alagoas no início de agosto. O Governo Federal irá dar assistência ao estado para que os recursos necessários possam ser providenciados.
O capitão da Defesa Civil de Alagoas, Douglas Gomes, explicou, em entrevista ao Cidade Alerta, que esse reconhecimento é algo positivo ao estado, que fica apto a receber recursos do Governo Federal para assistencialismo. “Dessa forma a gente consegue continuar com a Operação Carro Pipa do exército e ter a nossa própria operação”, acrescentou.
Gomes ainda diz que o exército, hoje, atende cerca de 200 mil pessoas e que, com a assistência que será fornecida, vai ser possível ampliar a operação para mais 250 mil pessoas que receberão quase um milhão de litros de água por dia. Ele ainda explica como será a assistência que será cedida pelo Governo. “A partir de amanhã iremos enviar o plano de trabalho solicitando 13 milhões de reais ao Governo Federal e, por lei, a partir do momento que se é reconhecida, a transferência é obrigatória”.
O capitão ainda diz que, quando não havia o reconhecimento do Ministério de Desenvolvimento Regional, a população tinha que comprar água através dos carros pipas. “A partir de agora é o próprio estado que irá fornecer essa água. O exército já fornece, porém não é uma quantidade suficiente. Nós vamos estar ampliando essa operação com mais 120 carros”.
Além de água, também será solicitado ao Governo Federal recursos como farelo de milho e farelo de soja para entregar à população sertaneja.
A operação terá duração de cinco a seis meses e, caso as condições climáticas não melhorem, será decretado situação de emergência novamente. Será necessário que o Ministério de Desenvolvimento Regional reconheça mais uma vez para que a Operação Carro Pipa continue, tanto a da Defesa Civil, quanto a do exército.
“Não tem nenhum município em alerta no estado, mas nós estamos monitorando todos os vales principais, tanto o Vale do Paraíba, quanto o Vale do Mundaú. Nós temos aqui duas situações antagônicas. Temos a nossa região litorânea e metropolitana que está chovendo bem, e no sertão chove, mas não em quantidade suficiente para que a população possa sobreviver de forma digna”, conclui.
Caso o período de estiagem se prolongue por mais de seis meses será feito um novo decreto por seca.
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
