Clima

Ministério de Desenvolvimento Regional reconhece situação de emergência em municípios de Alagoas

Trinta e oito municípios estão na lista de assistência da Operação Carro Pipa

Por 7Segundos com Cidade Alerta 30/08/2021 21h09 - Atualizado em 31/08/2021 06h06
Ministério de Desenvolvimento Regional reconhece situação de emergência  em municípios de Alagoas
Por causa da estiagem prolongada, municípios do Agreste e Sertão estão em Situação de Emergência - Foto: Reprodução

Hoje (30), foi reconhecida, pelo Ministério de Desenvolvimento Regional, no Diário Oficial, a situação de emergência por conta da estiagem em 38 municípios, decretada pelo Governo de Alagoas no início de agosto. O Governo Federal irá dar assistência ao estado para que os recursos necessários possam ser providenciados.

O capitão da Defesa Civil de Alagoas, Douglas Gomes, explicou, em entrevista ao Cidade Alerta, que esse reconhecimento é algo positivo ao estado, que fica apto a receber recursos do Governo Federal para assistencialismo. “Dessa forma a gente consegue continuar com a Operação Carro Pipa do exército e ter a nossa própria operação”, acrescentou.

Gomes ainda diz que o exército, hoje, atende cerca de 200 mil pessoas e que, com a assistência que será fornecida, vai ser possível ampliar a operação para mais 250 mil pessoas que receberão quase um milhão de litros de água por dia. Ele ainda explica como será a assistência que será cedida pelo Governo. “A partir de amanhã iremos enviar o plano de trabalho solicitando 13 milhões de reais ao Governo Federal e, por lei, a partir do momento que se é reconhecida, a transferência é obrigatória”.

O capitão ainda diz que, quando não havia o reconhecimento do Ministério de Desenvolvimento Regional, a população tinha que comprar água através dos carros pipas. “A partir de agora é o próprio estado que irá fornecer essa água. O exército já fornece, porém não é uma quantidade suficiente. Nós vamos estar ampliando essa operação com mais 120 carros”.

Além de água, também será solicitado ao Governo Federal recursos como farelo de milho e farelo de soja para entregar à população sertaneja.

A operação terá duração de cinco a seis meses e, caso as condições climáticas não melhorem, será decretado situação de emergência novamente. Será necessário que o Ministério de Desenvolvimento Regional reconheça mais uma vez para que a Operação Carro Pipa continue, tanto a da Defesa Civil, quanto a do exército.

“Não tem nenhum município em alerta no estado, mas nós estamos monitorando todos os vales principais, tanto o Vale do Paraíba, quanto o Vale do Mundaú. Nós temos aqui duas situações antagônicas. Temos a nossa região litorânea e metropolitana que está chovendo bem, e no sertão chove, mas não em quantidade suficiente para que a população possa sobreviver de forma digna”, conclui.

Caso o período de estiagem se prolongue por mais de seis meses será feito um novo decreto por seca.