A cada 100 mil mulheres alagoanas, cinco foram assassinadas em 2019
Estado também tem a 6ª mais elevada da categoria no Brasil; todas as vítimas eram negras
Alagoas tem a segunda maior taxa de feminicídio por 100 mil mulheres do Nordeste. A cada 100 mil mulheres, 5,1 foram assassinadas em 2019. O Estado está à frente da média nacional, que foi de 3,5. Os dados são do Atlas da Violência de 2021, que, apesar do ano em que saiu, traz números de 2019, por conta da pandemia que iniciou em 2020.
À frente fica apenas o Rio Grande do Norte (5,4), com a maior taxa regional e a quinta mais elevada do país. Alagoas vem logo na sequência com a sexta maior média entre as unidades federativas do Brasil.
Em seguida, entre os nordestinos que tiverem números maiores que o país, vêm os estados da Bahia (5); do Ceará (4,7); de Sergipe (4,4); e de Pernambuco (4,1). Na região, apenas Paraíba, Maranhão e Piauí registraram taxas inferiores à brasileira, com 3,4; 3,2; e 2,8, respectivamente.
Outro ponto negativo para Alagoas, que foi ressaltado no documento, é que, em 2019, todas as vítimas de feminicídio eram negras; isso sem contar uma delas, que não teve a identificação de cor/raça. No estado, os negros têm 43 vezes mais risco de serem assassinados.
Últimas notícias
Revelado no The Voice Brasil e vencedor de 3 Grammys, Jota.pê estreia em Penedo com Projeto Seis & Meia
Lula acerta com Trump mais 30 dias para tentar acordo e evitar novo tarifaço
Programa Penedo Vivo e Mais Verde recolhe 24 toneladas de material reciclável em apenas 30 dias
Renatinho exalta trabalho de Renan Filho e descarta aliança com JHC
Furtos de cabeamento atingem dois pontos de Maceió e comprometem rede de iluminação pública
Alagoas bate novo recorde e abre mais de 18 mil empresas no primeiro quadrimestre de 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
