Câmara de Craíbas tem nova composição após cassação de vereadores por fraude à cota de gênero
Três vereadores do MDB foram cassados no processo
O sistema oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já apresenta a nova composição da Câmara Municipal de Craíbas após decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) que determinou a cassação de três vereadores do MDB por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024.
Em sessão realizada no início de fevereiro, o TRE-AL confirmou a perda dos mandatos dos vereadores Vandinho Mantega, Mário César e Henrique do Nêgo. A Corte entendeu que houve o registro de candidaturas femininas fictícias apenas para cumprir o percentual mínimo de 30% exigido pela legislação eleitoral. Com a decisão, todos os votos atribuídos ao MDB na disputa proporcional foram anulados.
Após a recontagem dos votos e o recálculo do quociente eleitoral, a nova composição do Legislativo municipal foi definida. Passam a figurar oficialmente como eleitos Almir Pereira (União Brasil), Niraldo Crispim (PP) e Valdinho Fausto (PP).
Os três vereadores foram diplomados e empossados nesta quinta-feira (12), no Cartório Eleitoral de Major Izidoro, e assumem oficialmente os mandatos na Câmara Municipal de Craíbas.
A atualização no sistema da Justiça Eleitoral confirma a redefinição das cadeiras no Parlamento municipal, conforme os critérios estabelecidos pela legislação eleitoral para casos de fraude à cota de gênero.
Veja também
Últimas notícias
"Tenente-coronel agredia filha de Gisele", relatam testemunhas à PM
Felipe Holanda e a força silenciosa da retaguarda política
Nasce Maria Paula, filha da deputada estadual Cibele Moura
Homem morre em capotamento na Avenida Cachoeira do Meirim
Irã acusa EUA de planejar ataque terrestre
Rede de Atenção às Violências participa da Campanha Lugar de Mulher é no Rei Pelé
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
