Política

Senador Rodrigo Cunha critica aumento na conta de água em Alagoas

Reajuste foi divulgado nesta semana pela empresa privada BRK Ambiental

Por 7Segundos 01/09/2021 16h04
Senador Rodrigo Cunha critica aumento na conta de água em Alagoas
Senador Rodrigo Cunha - Foto: Assessoria

Por meio de um vídeo divulgado na internet, o senador por Alagoas, Rodrigo Cunha (PSDB), criticou o aumento na conta de água no Estado. Esse reajuste foi divulgado nesta semana pela empresa privada BRK Ambiental, que assumiu os serviços de água e esgoto da Região Metropolitana, após o leilão de privatização da Casal.

"Estou aqui lendo as notícias do dia e fiquei surpreso com a informação de que o Governo do Estado está autorizando o aumento de 8% na conta de água do cidadão. Isso é inaceitável, principalmente no momento de crise em que todos nós estamos passando. Digo isso porque mais de 60% dos alagoanos já estão endividados".

Durante o vídeo, o parlamentar ainda aproveitou para falar do Feirão do Nome Limpo, que está realizando em diversas cidades de Alagoas. "O relato que mais aparece são de pessoas que não conseguem pagar as contas de energia e água, que são itens essenciais".

Santoro respondeu JHC

Mais cedo, o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, respondeu à crítica do prefeito de Maceió, JHC (PSB), sobre o aumento da tarifa. "Em que país o senhor vive? Inflação acumulada do governo que o senhor ajudou a eleger é a maior dos últimos anos. Todos os custos disparando. Tem que ser responsável. Estamos há dois anos sem aumento de água. O senhor vai acabar quebrando a prefeitura. Menos demagogia e mais gestão".

No começo da tarde, JHC havia usado as redes sociais para reclamar do reajuste. "(...) Em plena pandemia, momento difícil para a população, seu governo anuncia aumento na conta de água em mais de 8%. É isso mesmo?. É muito descaso com a população de Maceió, em especial com os mais pobres que lutam para pagar as contas. Reconsidere essa decisão".

As tarifas dos serviços de água e esgoto em Maceió e na região Metropolitana, que abrange outras nove cidades, terão aumento de 8,085% a partir de 1° de outubro. O aumento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira (30). Com isso, o reajuste para a primeira faixa de consumo será de aproximadamente R$ 4.